Data e local de nascimento:
15/04/1983, em Bagé (RS)
Peso/Altura:
69kg / 1,73m
Residência:
Botucatu (SP)
Clube em que atua:
Botucatu F.C.
Posição:
Lateral e zagueira
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro
Bagé
A defensora Daiane Rodrigues é mais conhecida como Bagé por um motivo óbvio: nasceu na cidade de Bagé (RS), que fica a cinco horas e meia de Porto Alegre e a 45 minutos do Uruguai.
A atleta, que atua como lateral-direita e zagueira, diz ter a raça e a garra tradicionais de que joga futebol no sul do país. "Me espelho muito no modo que o Dunga jogava", declarou, em referência ao atual técnico da seleção brasileira.
O interesse no futebol surgiu desde criança, quando Bagé ia assistir às partidas do pai, que jogava no futebol amador.
O curioso é que a atleta, agora com 23 anos, cresceu assistindo pela TV às partidas do Campeonato Paulista. Na época, as estrelas da competição eram Pretinha, Formiga e Kátia Cilene, suas atuais companheiras de equipe.
"Nunca me imaginei em uma seleção e principalmente ao lado dessas atletas", afirmou Bagé, que atua pela seleção brasileira desde 2001.
O Pan do Rio foi o primeiro de Bagé, cortada da delegação que conquistou o ouro em Santo Domingo-2003.
Apesar de não ter atuado em nenhum jogo no Rio, ela fez parte do grupo que conquistou o segundo ouro seguido em Jogos Pan-Americanos.
A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).
Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.