UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Franceses impulsionam esgrima no Brasil

Folha Imagem

Esgrimista brasileiro Marco Martins chora ao ser eliminado no Pan de 1999

Quando chegou ao Brasil, por volta de 1808, a esgrima não tinha a pretensão de ser um esporte para qualquer um. Era uma prática exclusiva dos militares portugueses, que vieram à colônia brasileira fugindo das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Entretanto, com a chegada ao país, a modalidade começou a perder seu caráter militaresco, mas ainda era um movimento muito tímido.

Os mesmos franceses que fizeram com que a corte portuguesa fugisse para o Brasil deram outro impulso para que as espadas da esgrima saíssem definitivamente das mãos dos militares. Com a presença francesa em São Paulo, uma sala de armas foi instalada na Força Pública. Assim, o acesso às espadas ficou mais fácil.

Porém, ainda existia uma resistência por conta de muitos militares que eram contra a popularização do esporte das espadas. Prova disso é o campeonato organizado em 1925, em São Paulo, que só permitia a participação de oficiais.

Dois anos depois, em 1927, surgiria a Confederação Brasileira de Esgrima, responsável pela organização do primeiro torneio brasileiro, em 1928. Mesmo assim, o esporte nunca conseguiu se popularizar no país.

No Pan, o Brasil tem sete medalhas (uma de ouro, três de prata e três de bronze), mas nenhuma conquistada por mulheres. As duas primeiras medalhas foram de bronze e justamente na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em 1951, em Buenos Aires, conquistadas por Estevão Molnar, no sabre individual, e pela equipe do sabre formada por Estevão Molnar, Frederico Serrao, Matt Hugler e Damásio Sá Virgilio.

A segunda conquista demoraria a chegar, mas veio em terras nacionais. Foi no Pan de 1963, realizado em São Paulo, que Aloysio Alves, Athur Telles, José Pereira e Carlos Couto conseguiriam a medalha de prata competindo na espada com equipes.

O mesmo Arthur Telles conseguiria uma prata na espada por equipes, além de atingir o maior patamar que brasileiro já chegou com a esgrima. Foi a medalha de ouro nos Jogos de Winnipeg em 1967, em que Telles derrotou o norte-americano Frank Anger. Arthur Telles ainda figurou na equipe que conquistou a prata em 1971, no Pan realizado em Cáli.

Já em 1975, o Brasil estava com um histórico de medalhas razoável e com atletas de nível internacional. Mas o grupo formado por Arthur Cramer, Frederico Alencar, Ronaldo Schwantes e Francisco Buonafina seria o último a ganhar uma medalha pan-americana para o Brasil.