UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Crédito

Cabeçada: Kopfball

Crédito

Cabeçada: Kopfball

Crédito

Cabeçada: Kopfball

Crédito

Cabeçada: Kopfball

A

A fundo: Movimento usado para realizar um ataque

Assalto: Combate amistoso entre dois esgrimistas

Ataque: Ação ofensiva inicial executada com o braço e com um movimento progressivo

Ataque simples: Ação ofensiva, direta ou indireta, executada em um tempo

Ataque composto: Quando comporta uma ou mais ações

B

Balestra: Salto curto em direção ao adversário

C

Cartão amarelo: Advertência dada após o atleta cometer falta

Cartão preto: Expulsão do atleta

Cartão vermelho: Advertência dada após a reincidência de uma falta

Copo: Parte da arma que protege a mão do atleta

Corpo-a-corpo: Situação em que os esgrimistas têm contato corporal

D

Direito de passagem: Prioridade dada a quem começa atacando nas disputas do sabre e florete. Se o atleta errar o ataque ou se permitir a defesa do adversário, a vantagem passa para o outro esgrimista

E

Em guarda: A posição básica que permite ao atleta atacar ou defender

Engajamento: Situação de duas lâminas em contato. Engajar consiste em tomar contato com a lâmina adversária

Empunhadura anatômica: Empunhadura especialmente moldada para facilitar o controle da arma

Espada: Uma das armas usadas na esgrima. Para pontuar, pode tocar o corpo inteiro do adversário

Estocada: Termo antigo designando um golpe executado pela ponta da arma

F

Finta: Simulação de uma ação ofensiva ou contra-ofensiva

Flecha: Ataque rápido, ou uma progressão ofensiva que consiste em um desequilíbrio do corpo para a frente precedido de alongamento do braço junto com uma explosão alternativa das pernas

Florete: Uma das armas da esgrima. Para pontuar, só pode tocar o tronco do adversário

L

Lâmina: Chapa fina de metal ou de outro material

Linha: Porções do alvo consideradas em relação à lâmina do esgrimista

Linha de engajamento: Parte do alvo na qual a arma está engajada

Linhas altas: Partes do corpo acima da mão armada, quando se está na posição de guarda

Linhas baixas: Partes do corpo abaixo da mão armada, quando se está na posição de guarda

Linhas externas: Partes do corpo correspondentes ao lado das costas da mão armada, na posição de guarda

Linhas internas: Partes do corpo do lado da palma da mão armada, na posição de guarda

M

Match: combate entre dois esgrimistas que vale pontos

P

Penalidade de um metro: Após infração, atleta dá um passo para trás

Pista: Local delimitado onde se desenvolve o combate

Presidente: Árbitro, juiz ou diretor de combate

Punho: Parte de madeira, metal ou plástico destinada a segurar a arma

R

Reprise: Golpe à frente, depois de o lutador estender a perna dianteira

Resposta: Golpe após um bloqueio de um ataque adversário

S

Sabre: Uma das armas da esgrima. Para efeito de pontuação, qualquer raspão acima da cintura, com os lados da arma, são contados