UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Touché: escrito em 1844, o livro "Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas, conta com diversas referências à esgrima. Uma delas é uso da conhecidíssima expressão "touché", que remonta ao toque da espada no adversário. Antigamente a expressão era frequentemente utilizada no esporte, pois não havia os sensores eletrônicos. Assim, o grito era a forma que o atleta tinha para requerer a pontuação.
  • Arma de professor: o florete, uma das armas utilizadas na esgrima, foi inventado para ensinar os atletas a treinar espada. Após muito tempo foi incorporada nas competições internacionais. A diferença de uma arma para a outra é que no florete a região que conta pontos é apenas o tronco do adversário.
  • Esporte pioneiro: a esgrima é um dos esportes olímpicos mais antigos. Foi disputada em 1896, na primeira Olimpíada, junto com mais oito modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. No Pan, também está presente desde a primeira edição.
  • Proteção: a esgrima é a única modalidade do Pan em que nenhuma parte do corpo do atleta fica exposta. Uma calça feita de kevlar, o mesmo material de coletas à prova de bala, uma proteção chamada meia-manga, uma jaqueta (também de kevlar), uma luva na mão que leva a arma e a famosa máscara feita com malha de aço são os uniformes dos competidores. As mulheres ainda têm que usar um protetor de seios.