UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O boliche é um esporte que pode ser praticado por atletas de todas as idades. E o objetivo do jogo é muito simples: em dez jogadas, derrubar o maior número de pinos dispostos em formato triangular no fim da pista.

O competidor atira a bola duas vezes em cada jogada. Caso derrube os dez pinos na primeira tentativa, ele marca um strike e não precisa fazer a segunda jogada. Na rodada seguinte, os pontos que conseguir serão dobrados. Se ele derrubar os dez pinos nas duas tentativas, marca um spare, que dá o direito de dobrar o valor conseguido na primeira jogada da rodada seguinte. Somente na última rodada o atleta tem direito a três arremessos, desde que nas duas primeiras jogadas marque um strike ou um spare.

A pista do boliche pode ser feita de madeira ou de material sintético e tem 19,15 m de comprimento (da linha de falta até o primeiro pino) e 1,07 m de largura. Os pinos pesam 1,5 kg e têm 50 cm de altura e 7 cm de diâmetro em sua base. Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.

Já as bolas podem ser feitas de vários materiais, como borracha dura, poliuretano ou poliéster. Elas têm diâmetro de até 22 cm e peso variável, indo de 2,72 kg a 7,25 kg. A sua numeração equivale ao peso em libras. Assim, uma bola número 11 pesa exatamente 11 libras, ou 4,98 kg. O atleta também deve calçar sapatos especiais, feitos com sola de couro liso e sola especial para não danificar o approach.

A partida deve ser realizada em duas pistas, uma ao lado da outra. Os atletas devem jogar um frame em uma pista e, no frame seguinte, alternar para a outra pista, jogando assim cinco frames em cada pista.