UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Boliche chegou ao Brasil na década de 60

Folha Imagem

Fernando Rezende (esq) e Walter Costa integravam a seleção brasileira em 91

A prática do boliche no Brasil iniciou-se na década de 60 com os primeiros torneios entre os aficionados. São Paulo foi um dos estados que mais aproveitou a "febre" do boliche, que na década de 60 chegou a contar mais de 100 casas espalhadas em diversas cidades. Conta-se que Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Nair Belo eram freqüentadoras assíduas destas casas.

Os primeiros torneios começaram a acontecer tanto no Rio quanto em São Paulo. Na década de 70, surgiram grandes nomes brasileiros na modalidade, que começaram a ir disputar provas fora do país. Alguns dos primeiros ídolos foram Lula Veloso e Walter Costa, ambos do Rio de Janeiro. O último, que é marido da brasileira Jacqueline Costa, que competirá o Pan, conquistou o Brasileiro de boliche na categoria individual por nove vezes.

Dez anos depois, São Paulo inaugurou a primeira casa brasileira de boliche totalmente automatizada e a modalidade se popularizou no país. Começaram a surgir os primeiros campeonatos brasileiros, organizados pela CBDT (Confederação Brasileira de Desportos Terrestres).

Em 1988, a modalidade se apresentou como esporte exibição nos Jogos Olímpicos de Seul, sem entrega de medalhas. Apenas 12 países foram convidados para jogar um torneio amistoso, entre eles Walter Costa. No ano seguinte, Fernando Rezende, irmão do atual selecionado Fábio Rezende, conseguiu conquistar a medalha de ouro no Mundial sub-23, disputado nas Filipinas.

Em meados dos anos 90, o Brasil já colecionava alguns títulos internacionais. Isso fez com que, em 1993, fosse fundada a Confederação Brasileira de Boliche. Surgiram os primeiros técnicos de boliche e com pouco tempo o Brasil conquistou três vezes o campeonato Sul-Americano.

Foi também no Sul-Americano que dois brasileiros conseguiram fazer a partida perfeita, ou seja, obter os 300 pontos disputados em um jogo, com 12 strikes seguidos. Marina Suartz e Márcio Vieira foram os jogadores perfeitos no ano de 2000, no Paraguai. O brasileiro que conseguiu o feito mais recentemente foi Carlos Salgado, enquanto disputava, no mês de junho, a o Brasileiro de duplas de 2007.

Embora tenha uma história repleta de títulos, no Pan, o país não tem nenhuma medalha. Apenas dois nomes da seleção brasileira têm experiência em Jogos Pan-Americanos: Fábio Rezende e Jacqueline Costa. Entretanto os selecionados Rodrigo Hermes e Roseli Santos também querem garantir seu lugar no pódio.