UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Esporte liberado para todas as idades

Juca Varella/Folha Imagem

O boliche é disputado no Pan desde os Jogos de Havana, em Cuba, em 1991

O boliche surgiu por volta no século III na Alemanha, mas há indícios de um esporte parecido praticado pelos egípcios 7 mil anos atrás ou pelos índios da Polinésia nos séculos seguintes. Na Inglaterra, um outro jogo semelhante também era praticado. O esporte era praticado na grama e tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, sem derrubá-lo.

Mas foi na Alemanha que o boliche começou a encontrar a sua versão moderna. O esporte nasceu como uma prática religiosa, na qual os fiéis atiraram pedras em seu "Kegel" (uma espécie de bastão que carregavam para a proteção). O "Kegel" representava o Céu. Assim, quem conseguisse derrubá-lo, poderia se considerar livre de pecado.

Existem várias referências ao esporte em toda a Idade Média na Alemanha. Em 1325, foram promulgadas leis que limitavam o que poderia ser apostado em partidas de boliche. Em 1463, um festival em Frankfurt tinha como principal atração justamente uma competição de boliche.

Assim, a modalidade se espalhou pelos outros países europeus. Por volta de 1650, os holandeses desenvolveram as primeiras regras do esporte. O boliche era disputado com nove pinos organizados em formato de diamante na pista. Esta versão continua sendo disputada, principalmente na Europa. Já a versão mais conhecida, com 10 pinos, que será jogada no Pan-Americano, foi criada nos Estados Unidos no século 19.

As regras atuais foram criadas em 1895, com o surgimento da Associação Nacional de Boliche dos Estados Unidos. A entidade não durou muito tempo, assim como a sua sucessora, a União Americana de Boliche Amador. Ambas, entretanto, ajudaram a consolidar o esporte nos Estados Unidos e a "exportar" a modalidade de 10 pinos para a Europa.

Em 1926, surgiu a Associação Internacional de Boliche, com a presença de Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Holanda, Noruega e Estados Unidos. Já a Federação Internacional de Boliche, que hoje comanda o esporte, foi criada apenas em 1952.

Na Olimpíada, o boliche teve apenas uma participação, como esporte-exibição, nos Jogos de Seul-88. No Pan-Americano, a modalidade é disputada desde a competição em Havana-91.