UOL Esporte - Pan 2007
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Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

1

1001: Quando restam apenas os pinos 7 e 10 após a primeira jogada, resultando no split mais difícil para se conseguir o spare

2

2002: Quando restam os pinos 4, 6, 7 e 10 após a primeira jogada

A

Approach: Área localizada antes da pista, onde o jogador executa o arremesso

B

Back up: Jogada de efeito em que a bola faz uma curva para o lado do braço que foi lançada

Bola morta: Jogada invalidada ao ser descoberto que está faltando um pino no lançamento da primeira bola

Broche de ouro: Quando se consegue três strikes consecutivos na última rodada

C

Canaleta: Depressão que existe nas duas laterais da pista

D

Deck dos pinos: Área no final da pista, onde ficam os 10 pinos

Double: Dois strikes consecutivos

Dutch 200: Partida de exatamente 200 pontos conseguida através de strikes e spares alternados

F

Falta: É marcada quando o jogador pisa na linha na hora do arremesso

Five bagger: Cinco strikes consecutivos

Four bagger: Quatro strikes consecutivos

Frame: Como é chamada cada uma das dez jogadas

Fritar: Errar totalmente os pino

H

Hook: Jogada de efeito em que a bola lançada com o braço direito faz uma curva à esquerda

House ball: Bola fornecida pelo boliche

J

João e Maria: Quando um pino fica atrás do outro após o primeiro lançamento

L

Leitura de pista: Como o atleta 'acha' o jeito certo do arremesso em cada pista

O

Óleo curto: Tipo de prova em que a pista, que tem 60 pés, é revestida por óleo por 35 pés. O jogador deve escolher uma bola de menor fricção e o arremesso deverá ser feito pela parte externa, ou seja, mais perto da canaleta

Óleo longo: Tipo de prova em que a pista, que tem 60 pés, é revestida por óleo por 45 pés. O jogador deve jogar com uma bola de maior fricção e o arremesso deverá ser feito pelo meio da pista

P

Partida perfeita: Quando o jogador consegue marcar strikes em todas as jogadas, totalizando 300 pontos (12 strikes)

Partida real: Quando o jogador consegue marcar strike ou spare em todos os frames

Pêndulo: Movimento realizado para o lançamento da bola

Pino mestre: Nome dado ao pino número 1

Poff: Quando restam dois pinos próximos um do outro e a segunda bola acerta apenas o pino da frente

S

Six pack: Seis strikes consecutivos

Spare: Quando o atleta derruba os dez pinos após a segunda jogada

Split: Quando após a primeira jogada restam pinos afastados um do outro, exceto quando um deles é o pino 1

Strike: Quando o atleta derruba os dez pinos na primeira jogada

T

Turkey: Três strikes consecutivos