Thiago Pereira? Nada disso. A cara do Brasil no Pan vem dos patins

Do UOL, em São Paulo

Quando pensamos nos últimos anos em Jogos Pan-Americanos para o Brasil, o nadador Thiago Pereira é o primeiro nome que nos vem a mente, por conta de sua enorme quantidade de medalhas nas últimas edições e um esporte renomado como a natação. Mas Marcelo Sturmer mudou essa história em um esporte que nem mesmo é olímpico, a patinação artística sobre patins com rodinhas.

Sturmer faz história com tetra no Pan

O gaúcho se tornou o primeiro brasileiro entre os homens a conquistar quatro medalhas de ouro em uma mesma modalidade na história do Pan. Antes de Toronto, também venceu em Santo Domingo-2003, Rio-2007 e Guadalajara-2011. Isso sempre dando show na modalidade derivada da patinação artística no gelo. Essa ainda foi a despedida do atleta do torneio. O Brasil ainda teve uma medalha de prata na disputa feminina com Talitha Hass.

Medalhista de ouro no tiro treina na garagem

O atirador Felipe Wu tem de lidar diariamente com uma falta de estrutura adequada, apesar do ouro e da impressionante marca que conseguiu em Toronto. Tanto que teve de montar na garagem de sua casa em São Paulo um estande de tiro para conseguir praticar. O detalhe é que por conta do tamanho reduzido do espaço só consegue dar tiros de uma distância de sete metros.

Judô é sinônimo de medalha

O Brasil não teve um segundo dia tão bom quanto o primeiro nos tatames, mas em Pan-Americanos, se tem brasileiro no judô, tem medalha. O local mais alto do pódio ficou com Charles Chibana após uma emocionante luta final. Já a campeã mundial Rafaela Silva acabou surpreendida e ficou apenas com o bronze. O país ainda ficou fora de seu primeiro pódio no judô. Alex Pombo foi derrotado na disputa da medalha de bronze.

Medalha que vem de berço

O sobrenome Marcari voltou a subir no pódio de um Pan-Americano, mas em um esporte muito diferente do da bola laranja. João Vitor - filho da eterna rainha do basquete Hortência , campeã pan-americana em 1991 em Havana, competiu com o time brasileiro que foi bronze no adestramento, prova de hipismo, ao lado de João Paulo dos Santos, Sarah Waddell, e Leandro da Silva.

Socos e abandono na maratona aquática

Samuel de Bona abandonou mais cedo a prova de 10km, quando disputava o quarto lugar em um duelo apertado com um rival quando se envolveu em uma confusão, levou um cartão amarelo e caiu muito na classificação. Segundo ele, dois socos desferidos por um rival motivaram a queda de rendimento e a saída precoce.

UOL Cursos Online

Todos os cursos