'Comecei com tudo contra mim', diz o recordista brasileiro Marcel Sturmer

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (CAN)

As frases de Marcel Sturmer após ganhar a medalha de ouro na patinação artística nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, neste domingo, foram bem mais de ressaltar seus méritos e a difícil caminhada do que um desabafo e cobrar injustiças.

O agora tetracampeão pan-americano e primeiro brasileiro entre os homens a atingir a marca ressaltou que não tinha nada para dar certo em um esporte sem tradição alguma dentro do país do futebol. Contra o desconhecimento do que pratica, foi campeão mundial e conseguiu os quatro Pans.

"O que quero deixar de legado pra nação, muito mais do que esse recorde é que comecei com tudo contra mim. Nunca tinha conquistado uma medalha o Brasil, pouco divulgado pela mídia", falou. "Podem existir poucos erros, mas é isso que quero que as pessoas levem, não importa onde nascem, o background, mas se trabalhar ao que tiver ao seu alcance, é possível chegar."

A patinação artística não é um esporte olímpico, e por isso Sturmer não tem bolsas como outros esportistas de práticas que fazem parte dos Jogos de Verão. Ele evitou fazer qualquer tipo de crítica e lamentou apenas que para um atleta conseguir algum tipo de ajuda é preciso um bom resultado inicial.

"Sempre foi muito difícil. Ajuda zero ou alguma ajuda. Eu não posso reclamar. Quero que cuidem do que falei. Eu tenho meus patrocínios, meu primeiro contrato foi quando ganhei meu primeiro Pan e desde então sempre fui patrocinado. Algumas vezes mais, outras menos. Mas o que fica de reflexão pro país é que tive que ganhar um Pan-Americano pra ter um patrocínio", declarou.

"Um ano antes eu tinha ganhado uma medalha pro Brasil de campeonato Mundial. Então, poxa, como a gente é o país sede de Olimpíada, que sediou Pan-Americano e se diz com cultura esportiva, você espera um atleta ser campeão pan-americano pra ter sua primeira ajuda de custo", prosseguiu.

Marcel se tornou o primeiro brasileiro, entre os homens, a conquistar o tetracampeonato dos Jogos Pan-Americanos entre os homens. Este número pode ser alcançado também por outros dois integrantes do elenco nacional. Os velejadores Robert Scheidt e Ricardo Winick, o Bimba, participam do Pan, mas competirão apenas daqui uma semana. Sendo assim, ele é o pioneiro no número histórico.

Além das outras três medalhas de ouro conquistadas em Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007 e Guadalajara-2011, Marcel Sturmer é o atual detentor do título mundial do esporte, que luta para ser olímpico, ao vencer o campeonato de Cali, em 2013.

UOL Cursos Online

Todos os cursos