Talitha Haas dá medalha de prata ao Brasil na patinação artística no Pan

José Ricardo Leite

Do UOL, em Toronto (CAN)

A patinadora brasileira Talitha Haas, 20 anos, conquistou a medalha de prata na patinação artística, neste domingo, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, a segunda na carreira (foi bronze na edição passada, em Guadalajara).

Talitha foi superada pela atual campeã mundial, a argentina Giselle Soler, que ficou com o ouro (na edição passada, foi sua irmã quem subiu ao lugar mais alto do pódio pelo país vizinho). O bronze ficou com a chilena Marisol Villarroel.

A brasileira chegou neste domingo com a segunda melhor nota depois de somar 118,2 pontos na apresentação curta (2min15s), no sábado, que valia 25% dos pontos. Soler anotou 130 naquela. A prova deste domingo era a longa, de 4min10s de duração e que valia 75% do total de pontos. Thalita finalizou com 498,3 pontos, contra 519,7 no total da campeã.

A patinadora brasileira fez uma apresentação segura e foi se soltando, aos poucos. Começou sem se arriscar, mas foi adquirindo confiança e no final se deu bem nos movimentos mais complexos. Saiu aplaudida. Soler chegou até a sofrer uma queda em sua apresentação, mas ainda assim teve notas muito altas dadas pelos jurados.

A patinação artística não faz parte do programa olímpico dos Jogos de Verão e é representada nos de Inverno pela patinação no gelo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos