Chibana vence revelação canadense e mantém série de ouros no judô

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)

Charles Chibana é o novo campeão pan-americano dos meio-leves (66kg) do judô. Com um ippon, o paulista de 25 anos levou um ouro suado, comemorado com direito a dancinha. O primeiro lugar do pódio é o terceiro do Brasil e o primeiro do atleta, que manteve algumas sequências para o esporte nacional.

Primeiro, nas medalhas. No Pan de Toronto, até agora, o judô é o esporte mais trouxe medalhas para o Brasil. São cinco, incluindo as três do primeiro dia: ouro para Érika Miranda e Charles Chibana, prata para Felipe Kitadai e bronze para Nathália Brígida e Rafaela Silva. 

Depois, na categoria: já são três medalhas de ouro seguidas do meio-leves brasileiros. O primeiro título foi com João Derly, em 2007. O segundo, com Leandro Cunha, em 2011. São os dois principais atletas da história dos meio-leves até hoje. O primeiro foi bicampeão mundial. O segundo, foi duas vezes vice-campeão mundial.

"E uma honra substituir João Derly, bicampeão mundial, e Leandro Cunha, um ídolo que foi meu parceiro de treino. São pessoas que me incentivaram muito para manter a categoria no topo. Está faltando a medalha no Mundial. Uma vez já bateu na trave, em 2014 eu vacilei. Agora é a hora", disse ele. 

Chibana está nesse caminho. Aos 25 anos, ele já liderou o ranking mundial, foi a pódio em Grand Slams e Grand Prix internacionais. Mas ainda não conseguiu dar um passo a mais em Mundiais. No Mundial do Rio, em 2013, quando ainda era relativamente desconhecido, ele foi quinto. No ano seguinte, perdeu na estreia. Segundo ele, muito porque sabiam qual era a sua estratégia. 

O objetivo, então, é sair dos holofotes e chegar aos Jogos como um franco atirador. Já caiu do primeiro para o sexto lugar no ranking por isso. "Estamos repensando o número de competições no exterior, para que as pessoas não cheguem sabendo de tudo. E incluindo novas técnicas a cada treinamento", disse ele. 

Em Toronto, a estratégia parece ter funcionado. Chibana levou o ouro contra Antoine Bouchard, 16º do ranking mundial, número 2 das Américas e atual campeão pan-americano (competição distinta dos Jogos Pan-Americanos. Tem só 20 anos, mas é um rival de respeito. 

Nos primeiros minutos, Bouchard avançou para cima de Chibana, encaixou um yuko e parecia dominar a luta. Também com um yuko, o brasileiro empatou o combate a dois minutos do fim, deixando a luta eletrizante. A poucos instantes do fim, Chibana venceu com um ippon, uma característica de seu estilo de luta. 

"A galera gosta de show. Eu procuro sempre estar fazendo meu judô mais aberto. Então, às vezes posso cair e muitas vezes eu consigo jogar. Por isso tenho a característica de sempre buscar o ippon", explicou Chibana. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos