UOL Pan 2011 Atleta da seleção de rúgbi trancou faculdade de medicina por Pan - 30/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/30/atleta-da-selecao-de-rugbi-trancou-faculdade-de-medicina-por-pan.htm
  • Atleta da seleção de rúgbi trancou faculdade de medicina por Pan
  • 28/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Tanque afirmou que pretende se especializar em ortopedia e medicina esportiva

Tanque afirmou que pretende se especializar em ortopedia e medicina esportiva

30/10/2011 - 07h01

Atleta da seleção de rúgbi trancou faculdade de medicina por Pan

Aline Küller
Em São Paulo

A rotina de qualquer atleta profissional é repleta de privações e escolhas. Porém, a decisão de um dos jogadores da seleção brasileira de rúgbi, que está nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, é de causar inveja aos milhares de estudantes que desejam entrar em um dos cursos mais concorridos do país.

Aluno do 5º ano de medicina na faculdade Souza Marques, no Rio de Janeiro, Lucas Duque, mais conhecido como Tanque, resolveu trancar o curso para se dedicar exclusivamente ao rúgbi e a preparação do time nacional para o Pan.

“Não desisti, eu vou voltar. Parei para me dedicar ao esporte, não dava mais para conciliar. E o rúgbi com a idade vai acabar, a medicina não, posso fazer carreira depois”, explica.

Com a intenção de se especializar em ortopedia e medicina esportiva, Tanque aposta no bom momento da modalidade no país. “É um momento único, que nunca tinha acontecido por agora fazer parte do calendário olímpico, do pan. Isso deu um olhar diferente, de potencial. Pegando carona nisso, o esporte teve mais investimento e com isso mais condições de treino, de viagem e está conseguindo melhores resultados”, comemora.

Porém, o cenário positivo não foi o suficiente para os pais apoiarem a decisão de trancar o curso de medicina. “Como o rúgbi não é um esporte muito conhecido, eles ficaram apreensivos, mas eu expliquei que gosto disso e prometi que voltaria para a medicina, ai agora eles me dão total apoio”, conta.

Atualmente, Tanque defende as cores dos São José Rugby Club, mas o clube não lhe paga nenhum salário, mesma condições vividas pelos outros atletas. “Não recebo nada. É extremamente armador, jogamos por amor e por amor ao clube”.

Para ajudar no orçamento, Tanque conta que trabalha com as categorias de base no seu clube e que recebe a ajuda dos pais e da namorada.

No Pan de Guadalajara, as competiçoes de rúgbi começaram no sábado e o Brasil conquistou bons resultados no dia. Apesar do começo ruim, com derrota avassaladora contra o Canadá por 45 a 0, a seleção conseguiu se recuperar nos jogos seguintes e empatou com os Estados Unidos por 19 a 19 e venceu o Chile por 14 a 7. A campanha deixou o time na 3ª colocação do grupo B. Nas quartas-de-final os adversários serão os uruguaios.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros