UOL Pan 2011 Meninas do Brasil repetem script do Mundial ao falhar no fim e errar nos pênaltis - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
Brasileiras lamentam a derrota na final do futebol feminino no Pan, frente ao Canada

Brasileiras lamentam a derrota na final do futebol feminino no Pan, frente ao Canada

28/10/2011 - 10h08

Meninas do Brasil repetem script do Mundial ao falhar no fim e errar nos pênaltis

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Aquele ditado já surrado e repetitivo de que o futebol é uma caixinha de surpresas por ser um esporte imprevisível nem sempre pode ser colocado em prática. E as meninas da seleção brasileira provaram isso nesta edição do Pan, onde repetiram o script das quartas do Mundial ao falhar no fim e ter os mesmos erros nas cobranças de pênalti.

Assim como havia acontecido em julho deste ano, as brasileiras tinham um domínio aparente da partida, mas bobearam ao sofrer o gol no fim que levou o jogo para a prorrogação. Depois, derrota após desperdício de penalidades, muito choro e sentimento de que poderia ter conseguido algo a mais.

As diferenças das duas histórias ficam para a fase em que o Brasil foi derrotado e o adversário que lhe superou, pois no Mundial, o revés foi para os Estados Unidos nas quartas de final, enquanto no Pan as meninas caíram na final diante do Canadá.

Nos pênaltis, o que surpreendeu foi que a goleira do Canadá, Karina Le Blanc, teve a mesma atitude da norte-americana Hope Solo ao se dirigir para um canto com muita antecedência na tentativa de antecipar a cobrança, mas nem a tática manjada fez as brasileiras deixarem de desperdiçar cobranças, o que aconteceu com Grazielle e Debinha.

NOVA MUSA DO FUTEBOL FEMININO?

A seleção perdeu o ouro no Pan, mas os marmanjos ganharam um consolo: a musa Lauren Sesselmann.
VEJA O POST

As coincidências entre as duas histórias fizeram com que a comparação entre elas se tornasse inevitável na seleção feminina após mais um revés na temporada.  “Foi muito igual à eliminação no Mundial”, suspirou o técnico Kleiton Lima. “A gente viveu esta mesma situação há dois meses”.

Mas o treinador optou por enaltecer a medalha de prata e dizer que as meninas tiveram muito mérito em conquista-la, já que a seleção que foi ao Pan era muito diferente da que disputou o Mundial. “Viemos sem oito titulares do Mundial. É um time renovado, com várias jogadoras jovens, que ainda vão dar muitas alegrias ao futebol feminino”.

Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros