UOL Pan 2011 Meligeni dá palestra para brasileiros do rúgbi e sugere distância de baladeiros e azaração - 28/10/2011 - UOL Pan 2011
  • http://pan.uol.com.br/2011/ultimas-noticias/2011/10/28/meligeni-da-palestra-para-brasileiros-do-rugbi-e-sugere-distancia-dos-baladeiros.htm
  • Meligeni dá palestra para brasileiros do rúgbi e sugere distância de baladeiros e azaração
  • 29/03/2024
  • UOL Esporte - Pan 2011
  • Pan 2011
  • @UOLEsporte #UOL
  • 2
Tamanho da letra
Fernando Meligeni beija medalha de ouro conquistada no Pan de Santo Domingo-2003

Fernando Meligeni beija medalha de ouro conquistada no Pan de Santo Domingo-2003

28/10/2011 - 07h07

Meligeni dá palestra para brasileiros do rúgbi e sugere distância de baladeiros e azaração

Alexandre Sinato
Em Guadalajara (México)

Fernando Meligeni virou uma espécie de guru para um time de barbudos fortões. Símbolo de raça e medalhista de ouro em 2003, o ex-tenista deu uma palestra para a seleção brasileira de rúgbi antes do Pan e avisou: mantenham distância dos baladeiros na Vila Pan-Americana e sigam aqueles que viajaram focados num bom resultado no México.

Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara
Brasileiros no décimo terceiro dia do Pan de Guadalajara

“A palestra com o Meligeni foi legal demais. Ele deu umas dicas bacanas. Explicou que no Pan tem muita festa na Vila, muita mulher e muita coisa legal, mas ele disse para a gente se aproximar dos brasileiros que viajaram para ganhar, não daqueles que foram para passear”, contou o xará Fernando Portugal, capitão brasileiro.

O encontro aconteceu ainda no Brasil, há dois finais de semana, no último treino antes do embarque ao México. Além de ser patrocinado pela mesma empresa que ajuda o rúgbi, Meligeni, ou Fininho, foi escolhido por ter uma história parecida à da seleção de rúgbi.

“Quando ganhou o ouro no Pan, o Meligeni estava desacreditado. Não tinha tanto talento, mas ganhou no coração, na raça. É uma situação parecida com a nossa, porque não somos os melhores, mas vamos brigar na raça. Ele motivou demais nosso time”, resumiu Portugal.

O ouro de Meligeni marcou o fim de sua carreira. E foi com muito suor. O brasileiro nascido na Argentina salvou cinco match points e, depois de 2h44 de jogo, derrotou o chileno Marcelo Rios, para quem tinha perdido seis das seis partidas anteriores.

O rúgbi brasileiro ainda engatinha no cenário internacional. Recentemente conquistou uma vitória história sobre a Argentina, que não perdia havia 80 anos. Assim, o time se apoia no “tudo é possível” para sonhar com um grande resultado. E na transpiração que deu certo de Fernando Meligeni.

Medalhas

  • País
    Ouro
    Prata
    Bronze
    Total
    EUA 92 79 65 236
    CUB 58 35 43 136
    BRA 48 35 58 141

Atletas Brasileiros

  • Veja o perfil dos atletas brasileiros