UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Outros esportes: a seleção masculina norte-americana para Atlanta-1996 foi convocada de uma maneira pouco convencional: a partir dos biótipos dos jogadores. Como o esporte não é popular nos EUA, foram convidados jovens atletas de basquete, beisebol e futebol americano que tinham altura, massa muscular e impulsão, mas não estavam indo bem nos esportes que praticavam. Os atletas treinaram por quatro anos e ficaram na nona colocação.
  • Birra cubana: no Pan de Havana-91, por considerar que sua seleção feminina não tinha chances de medalha, o comitê pan-americano dos Jogos decidiu simplesmente retirar o torneio feminino do programa, e somente o masculino foi disputado.
  • Tranco: o armador Bruno Souza, principal destaque da seleção brasileira e eleito em 2003 o terceiro melhor jogador do mundo pela IHF, sofreu um grave acidente de carro em 1993, e teve um deslocamento de uma vértebra. Na época, os médicos o aconselharam a abandonar o handebol. Depois de três meses parado, Bruno voltou a competir e disse que se tornou um jogador bem mais agressivo.
  • Palavra da salvação: na véspera da decisão de Santo Domingo-03, a seleção masculina recebeu uma palestra especial do técnico Bernardinho. O então treinador do time, Alberto Rigolo, procurou Bernardinho na Vila Pan-Americana e pediu ao técnico de vôlei que fosse ter uma conversa com seu elenco no alojamento. As palavras de incentivo deram certo: no dia seguinte, o Brasil conquistou seu primeiro título Pan-Americano.
  • Verón: na final feminina de Santo Domingo-03, contra o Brasil, a Argentina entrou em quadra desfalcada de uma de suas melhores jogadoras, Yesmil Verón, irmã do jogador de futebol Juan Sebástian, do Estudiantes. Titular absoluta da lateral esquerda da equipe albiceleste, Yesmil ficou em Buenos Aires para cuidar de sua mãe, que estava muito doente.
  • Caiu no colo: a seleção brasileira masculina só conseguiu vaga para os Jogos de Barcelona-92 e Atlanta-96 pela desistência de Cuba (por medidas de economia). Na Espanha, o país perdeu de todo mundo e ficou em último. Nos Estados Unidos, o Brasil terminou na 11ª colocação entre os 12 participantes, com apenas uma vitória, sobre o Kuait.