UOL Esporte - Pan 2007
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Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Apertada: Sistema de marcação cerrado, sem dar espaço para o ataque adversário

Arremessar: Jogar a bola em direção ao gol, o mesmo que chutar

B

Bloqueio: Utilização do corpo para impedir o deslocamento do adversário

Bola ao chão: É marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração às regras

C

Cartão amarelo: Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma infração o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro

Cartão vermelho: O jogador que receber o cartão vermelho deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar para a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e depois pode completar a equipe com outro jogador. O jogador que receber a quarta punição de dois minutos é automaticamente desqualificado

Cerrada: O mesmo que apertada

Condução: Movimento ilegal de carregar a bola segurando-a por três segundos ou caminhando três passos sem batê-la no chão

D

Desqualificação: O mesmo que cartão vermelho

Drible: Ação de bater a bola diversas vezes no solo utilizando apenas uma das mãos

Dois minutos: Punição que obriga o jogador a permanecer fora da partida durante dois minutos, depois dos quais pode retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos. A punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e substituições incorretas

E

Escanteio: Lance ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro tenha tocado na bola). É executado no ponto de intersecção entre a linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola saiu

Exclusão: Recurso extremo da arbitragem, utilizado em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos

F

Finta: Ato de ultrapassar um adversário batendo a bola no chão

Flutuação: Movimento do defensor na marcação de seu oponente direto, saindo à frente e retornando novamente à sua posição de origem

Fundo central: Jogador central que atua no meio da quadra. Ele coordena o ataque e a defesa de sua equipe ou tenta penetrar na defesa do time adversário

G

Goleiro: Único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra. O goleiro também é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área, fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha)

I

Infiltração: Movimento ofensivo no qual o jogador entra pela defesa adversária em uma jogada criada por ele ou por seus companheiros de equipe

Interceptação: Ato de impedir que um passe chegue ao adversário

J

Jogador de linha: Qualquer atleta do time, exceto o goleiro

L

Linha de fundo: Linha que marca o fim da quadra, não incui a linha do gol; também conhecida como linha externa do gol

Linha do gol: Linha que define o local onde serão validados os gols

Linha de quatro metros: Linha que demarca a área onde o goleiro pode ficar durante a execução de um tiro de sete metros

Linha dos seis metros: Linha que demarca a área onde o goleiro atua

Linha dos sete metros: Linha que marca o local onde o jogador deve executar o tiro de sete metros

P

Pivô: Jogador que atua em volta da linha de seis metros

R

Rebote: Ato de pegar a bola que não está de posse de nenhum jogador

Recepção: Ato de pegar a bola passada por um companheiro de equipe

Q

Quique: O mesmo que drible

T

Time-out: Interrupção do jogo determinada pelo juiz em alguns momentos da partida

Tiro de sete metros: Espécie de "pênalti", ocorre após a execução de uma falta grave sobre o adversário. No momento da cobrança, os jogadores de defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de nove metros. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de sete metros, não podendo invadi-la ou mover este pé

Tiro lateral: É ordenado quando a bola ultrapassa totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado, o jogador deverá manter um pé sobre a linha e o outro fora da quadra. Caso isto seja desrespeitado, o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança para a equipe adversária

Tiro livre: É ordenado nos casos de entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiros de meta e de sete metros; e atitude antidesportiva

Tiro de meta: É ordenado quando a bola toca em um jogador da equipe que ataca ou no goleiro do time que defende e ultrapassa a linha de fundo. O tiro de meta é cobrado dentro da área do goleiro e só ele pode recolocar a bola em jogo

Tiro de saída: Jogada que começa a partida, no meio da quadra