UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Valter Apolinário da Silva

Data e local de nascimento:
31/01/1977, em Rio Claro (SP)

Peso/Altura:
1,87 m / 88 kg

Residência:
Uberlândia (MG)

Posição:
Armador

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Valtinho

A medalha de ourou veio para Valtinho com um bônus. Ele foi o melhor atirador de três pontos do time, com aproveitamento de 50%. Isso marcou a volta para a seleção brasileira depois de quatro anos com a expectativa de comandar a armação de jogadas de um modo que afaste Leandrinho desta função. Isso liberaria o atleta do Phoenix Suns para a finalização, algo que o deixa bem mais à vontade em quadra.

O jogador não se integrava à equipe desde a campanha decepcionante no Pré-Olímpico de Santo Domingo, em mais um intervalo não muito bem explicado. Não foi a primeira vez que ele se ausentou de convocações de modo intrigante – o mês de julho, época costumeira para os jogos internacionais, seria para descanso.

É com muita regularidade que Valtinho competiu como um dos melhores atletas em atividades dentro do país, comandando a equipe de Uberlândia em tempos altos – em um time cheio de veteranos –, ou com um elenco mais renovado na última temporada. No Nacional, foi derrotado por Franca na semifinal, em um confronto muito equilibrado.

Valtinho se caracteriza por seu estilo dinâmico. Pode jogar tanto em meia-quadra como na transição, onde rende melhor devido à sua explosão e capacidade atlética. Seu arremesso de longa distância não é o mais perigoso da seleção, mas merece ser respeitado pelos adversários.

Em 2003 Valtinho teve, talvez, seu melhor desempenho em quadra. Porém, o desempenho de 2007 não deixou a desejar. Foi o que confirmou o técnico Lula: "Valtinho teve um retorno em grande forma, mostrando muito conhecimento de basquete em quadra. Ele é muito maduro e comanda de um jeito mineirinho, quietinho, mas seguro".