UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Esvaziamento faz Brasil dominar últimos Pans

AFP

Jogadores da seleção comemoram o ouro no Pan de Santo Domingo-03

No Brasil, o basquete foi implantado no Mackenzie College, em 1896, pelo professor norte-americano August Shaw. Após um início restrito à comunidade norte-americana, começou a interessar os brasileiros por volta de 1906, quando foi introduzido por Oscar Thompson na Escola Normal de São Paulo. As associações Cristãs se encarregaram de divulgá-lo pelo país.

As primeiras regras oficiais publicadas no Brasil datam de 1915, e o primeiro torneio, disputado no Rio, foi realizado em 1925. O primeiro jogo internacional da América do Sul, um amistoso, foi disputado pelas equipes do Brasil e da Argentina, em 1930. A Federação Brasileira de Basketball nasceu em 25 de dezembro de 1933, no Rio de Janeiro. No dia 26 de dezembro de 1941, em assembléia aprovada, o nome passou a ser o atual - CBB (Confederação Brasileira de Basketball).

Dez anos depois da criação da entidade, o basquete brasileiro chegou ao Pan nos Jogos de Buenos Aires e já levou sua primeira medalha, de bronze, ficando atrás dos Estados Unidos e dos argentinos, na disputa masculina. A modalidade só teve a categoria feminina a partir de 1955, na Cidade do México.

O pódio na capital portenha foi um indício do que estava por vir. Entre os homens, o país só não foi medalhista em Winnipeg-1967 e em Havana-1991, quando terminou com os sétimo e quinto lugares, respectivamente. No total, o time masculino conquistou o ouro quatro vezes, com o Pan de Indianápolis-1987 com status de histórico, já que a seleção comandada por Oscar Schmidt e Marcel foi a primeira equipe a derrotar os Estados Unidos em solo norte-americano.

Com o esvaziamento do torneio, o Brasil foi o primeiro colocado nas últimas duas edições e luta pelo tri no Rio de Janeiro, apesar de não se classificar para nenhuma edição das Olimpíadas neste intervalo.

Já a seleção feminina ficou fora do pódio somente por três vezes - Cidade do México-1975, San Juan-1979 e Winnipeg-1999. E ganhou o ouro em Winnipeg-1967, Cáli-1971 e em Havana-1991, em desempenho que arrebatou Fidel Castro.

Essa histórica conquista, no entanto, representa a última vez que as mulheres subiram ao posto mais alto do pódio. Jogando em casa, elas têm a missão de desbancar uma vez mais Cuba, vencedora dos últimos dois Jogos.