UOL Esporte - Pan 2007
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Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Ala: Jogador que normalmente recebe a bola do armador, atua mais pelas laterais da quadra

Ala/armador: Jogador que cumpre as funções do ala e do armador

Ala/pivô: Pivô com mais técnica, que sai do garrafão e participa mais das jogadas

Andar: Violação marcada quando o jogador que está com a posse de bola dá mais que dois passos sem levá-la ao chão. Outra situação em que a violação pode ser marcada é quando a pessoa recebe a bola, permanece com ela por mais de um segundo e então, sem quicar a bola, dá dois passos

Armador: Jogador que leva a bola ao ataque e arma as jogadas

Arremesso: Tentativa de marcar pontos jogando a bola na cesta

Arremesso de quadra: Qualquer arremesso, exceto os de lances livre

Assistência: Passe dado a um companheiro que resulta em cesta

B

Bandeja: Arremesso em que o jogador se aproxima bastante da cesta, apenas "largando" a bola, com ou sem o uso da tabela

Bola ao ar: Bola jogada ao alto pelo árbitro para que dois jogadores adversários possam começar ou recomeçar o jogo

Bola morta: Bola fora de jogo

Bola presa: Lance no qual dois jogadores adversários seguram a bola ao mesmo tempo, impedindo o prosseguimento da jogada. Então, o árbitro efetua a "bola ao ar" para que o jogo continue

Bola viva: Bola em jogo

C

Carga: Contato ilegal, com ou sem a bola, empurrando ou movendo-se sobre o tronco do adversário

Cesta: 1. Local formado por um aro de metal horizontal e circular, com uma rede em suspensão. 2. Quando um arremesso é certeiro

Cesta average: Divisão das cestas convertidas pelas sofridas, um dos critérios de desempate na classificação

Chute: O mesmo que arremesso

Corta luz: Tentativa de retardar ou impedir que um adversário, sem a bola, chegue a um determinado ponto na quadra

D

Descendente: Evitar uma cesta quando a bola já estiver na parte descendente de sua trajetória

Dois toques: Violação caracterizada por quicar a bola com ambas as mãos simultaneamente

Double-double: Quando um jogador atinge dois dígitos em duas estatísticas

E

Enterrada: Empurrar a bola na cesta com uma ou duas mãos

F

Falta dupla: Quando dois adversários cometem falta um no outro ao mesmo tempo

Falta técnica: Falta marcada por comportamento inaceitável (agressão ou xingamento, por exemplo)

G

Gancho: Arremesso feito com uma mão, com o corpo de lado entre a mão que está arremessando e a cesta

Garrafão: A área delimitada entre a linha de lance livre e próxima à linha de fundo, onde os jogadores podem ficar apenas três segundos durante uma jogada

J

Jump shot: Em posição de equilíbrio, o jogador flexiona as pernas, pula e arremessa no ar

L

Lance livre: Arremesso feito por um jogador que recebeu uma falta; se o jogador acertar o "chute", sua equipe ganha um ponto

Linha de lance livre: A linha que marca o lugar no qual os atletas devem arremessar a bola quando sofrem faltas passíveis de lance livre, a 5,8 m da cesta

Linha dos três pontos: Um arco na quadra feito a 6,25 m da cesta; os arremessos feitos detrás dessa linha valem três pontos

M

Marcação homem a homem: Tática de defesa na qual cada jogador marca individualmente um adversário

Marcação por zona: Tática na qual cada jogador é designado a defender um pedaço da quadra

P

Período: Um dos quatro tempos de dez minutos do jogo

Pivô: Posição usualmente ocupada pelo maior atleta da equipe, que joga pelo meio do garrafão, é o centro das jogadas de ataque e o principal responsável pelos rebotes

Ponte aérea: Jogada na qual um dos jogadores lança a bola próxima ao aro e o outro, no ar, agarra e converte a cesta

Q

Quarto: O mesmo que período

R

Rebote: Recuperação de bola quando um jogador erra o arremesso. Pode ser defensivo ou ofensivo, dependendo da posição na quadra em que é conseguido

Roubada: Pegar a bola de um adversário

T

Tabela: Placa retangular de 1,05 m de altura por 1,80 m de largura que sustenta o aro

Toco: Interceptação de um arremesso adversário, evitando que a bola continue sua viagem rumo à cesta

Triple-double: Quando um jogador atinge dois dígitos em três estatísticas

V

Violação dos três segundos: Quando um atacante fica mais de três segundos dentro do garrafão

Violação dos oito segundos: Quando o time não ultrapassa a metade da quadra em 10 segundos, perdendo a posse de bola

Violação dos 24 segundos: Quando a equipe estoura o limite de 24 segundos de posse de bola para executar o arremesso

Z

Zona morta: Área que fica entre o garrafão e a lateral da quadra