UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Murilo Becker da Rosa

Data e local de nascimento:
14/07/1983, em Farroupilha (RS)

Peso/Altura:
2,06 m / 111 kg

Residência:
Franca (SP)

Posição:
Pivô

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Murilo

Murilo teve a melhor pontaria do pan: 69% no aproveitamento dos arremessos. E valeu a pena. Afinal, saiu do Rio com a medalha de ouro. Não é à toa que o gaúcho é talvez a maior referência entre os pivôs em atividade no Brasil, embora seu jogo não seja o de um tradicional jogador de sua posição. Vice-campeão do Nacional, ele teve médias de 15,9 pontos e 6,8 rebotes por partida.

Murilo já é da leva dos “grandalhões” internacionais mais habituado a atuar fora do garrafão (ao menos no ataque) do que embaixo da cesta. Para isso, ele tem um bom arremesso de média distância e vez ou outra converte seus chutes de três pontos. Também possui um primeiro passo explosivo para alguém do seu tamanho, o que lhe permite driblar adversários mais pesados para buscar a infiltração.

O constante tempo passado no perímetro, porém, fez seu jogo de garrafão estagnar. Seus movimentos de pivô são previsíveis. Para sua sorte, possui um bom molejo nas mãos, que lhe permite finalizar em situações adversas.

Cobiçado por clubes espanhóis, Murilo ainda reluta em jogar na Europa. Em Santo Domingo-2003, ele era um dos últimos jogadores da rotação de Lula Ferreira. Sem os pivôs da NBA na seleção, contudo, sua importância cresceu na equipe e foi um dos principais jogadores na final contra Porto Rico.

Por Franca, na temporada, passada, além do vice no Nacional (em que foi derrotado pela dupla da seleção Alex e Nezinho, de Brasília), ele conquistou o título do Campeonato Paulista. Foi segundo colocado também na Liga Sul-Americana.