UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Micaela Martins Jacinto

Data e local de nascimento:
12/06/1979, em Miracema (RJ)

Peso/Altura:
69 kg / 1,80 m

Residência:
Riga (Letônia)

Posição:
Ala

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Micaela

Sem Iziane, que não conseguiu liberação do Seattle Storm, da WNBA, coube a Micaela a condição de reserva da veterana Janeth nas alas da seleção brasileira no Pan. O que não foi nenhum problema para o técnico Barbosa.

Jogadora de muito vigor, Micaela contribuiu com força física para a seleção para ajudar no rebote, defesa e infiltrações. Fora dos Estados Unidos e Austrália, é difícil encontrar alguma atleta que tenha características suficientes para combatê-la.

E Micaela representou bem o uniforme brasileiro. Tanto que deve assumir a vaga deixada por Janeth. Porém, ela ainda responde muito discretamente à questão: "Temos de manter nosso ritmo. E para jogar bem, defender e atacar muito, com concentração. Venha o que vier, temos de ir até o fim"

De fato, se o arremesso de longa distância não fosse tão inconstante e se o controle de bola fosse um pouco mais seguro, a jogadora poderia ser uma estrela.

O bronze no Pan-Americano de 2003 e o quarto lugar no Mundial do ano passado haviam sido as principais passagens da ala na seleção. A jogadora acabou perdendo eventos importantes devido a lesões de última hora em momentos pouco apropriados. Mas a prata veio para consegrá-la e, mesmo fingindo que não, ela sabe disso. "Estou aqui para isso. É para dar energia, para ajudar a equipe no que for preciso".

Fora de quadra, Micaela se destaca como uma figura extrovertida, bem-humorada, além de ser uma das favoritas dos jornalistas para a coleta de declarações (justamente por isso).