UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Marcus Vinícius Vieira de Souza

Data e local de nascimento:
31/05/1984, no Rio de Janeiro

Peso/Altura:
2,07 m / 89 kg

Residência:
Nova Orleans (Estados Unidos)

Posição:
Ala

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Marquinhos

O ala do New Orleans Hornets foi um dos raros atletas de NBA inscritos no Pan. Talvez, aliás, porque ele precise mostrar na próxima temporada que está à altura do basquete da liga norte-americana.

E mesmo sem estar na sua melhor condição física (por ter se lesionado na liga de verão em Las Vegas, pelos Hornets), conquistou a medalha de ouro e mostrou que pode ser um jogador muito importante para o grupo. "Ele é decidido, personalizado e eclético no seu estilo e nos dá muitas variações táticas", afirmou o técnico Lula.

Em sua primeira campanha pelos Hornets, o brasileiro foi pouco utilizado – disputou apenas 13 jogos e passou boa parte do período emprestado para o Tulsa 66ers, da liga de desenvolvimento.

Ele chega agora ao seu último ano de contrato com o objetivo de convencer a diretoria da franquia que ainda vale o investimento para o futuro. Seu principal aliado nessa tarefa será o técnico Byron Scott, admirador de seu jogo.

Versátil, Marquinhos atuou como armador, ala e ala-pivô, dependendo do confronto. Tem boa visão de quadra e controle de bola avantajado para um atleta de sua estatura. O ano nos Estados Unidos também o ajudou a ganhar massa muscular. Falta ao ala, no entanto, mais agressividade em quadra.

O Pan foi a primeira grande competição que Marquinhos disputou pela seleção. Em 2004, ele teve divergências com a comissão técnica a respeito de uma lesão que sofreu na virilha e abandonou a concentração da equipe que se preparava para o Sul-Americano de Campos dos Goytacazes.