UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Marcus Vinícius Urban Toledo dos Reis

Data e local de nascimento:
10/07/1986, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
2,02 m / 104 kg

Residência:
Lleida (Espanha)

Posição:
Ala

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Marcus Vinícius

Marcus é apenas um entre os tantos prospectos brasileiros que tentam se firmar no basquete europeu, em busca de melhor salário e preparo em quadra. No Pan, conseguiu dar um mais um passo na sua carreira ao conquistar a medalha de ouro.

O paulista, ao contrário de muitos outros que nasceram em São Paulo, Marcus compete há três temporadas na Espanha, alternando participações nas segunda e terceira divisões do país – que, de todo modo, apresentam um nível de competitividade respeitável, com muitos veteranos norte-americanos e promessas do basquete europeu.

O ala tem em seu vigor físico sua principal característica. Treinado como ala-pivô nas categorias de base do país, ele agora tenta fazer a transição integral para o perímetro, onde não tem problemas para superar a concorrência à base da força – costuma predominar no rebote e pode ser incômodo na marcação.

Tecnicamente, porém, ainda lhe faltam a precisão no arremesso e mesmo um pouco de controle da bola, em processo que ainda não está perto de ser concluído. Mas seu desempenho foi considerado bom pelo técnico Lula: "Marcus é um dos lançamentos da equipe e rendeu muito bem. É um jogador intenso, que dá sangue para a equipe, mesmo atuando improvisado como ala-pivô".