UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Soeli Garvão Zakrzeski

Data e local de nascimento:
12/11/1977, em Medianeira (PR)

Peso/Altura:
78 kg / 1,85 m

Residência:
Americana (SP)

Posição:
Ala-pivô

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de prata

Êga

Êga despontou tardiamente para o basquete e se orgulha de ter saído do pequeno município de Pérola D’Oeste (PR), na fronteira com a Argentina, de apenas oito mil habitantes até chegar à seleção. Mais orgulho ainda foi terminar o Pan com a medalha de prata.

Apesar do segundo lugar em 2007 e o bronze no Pan de Santo Domingo-2003, sua principal participação na seleção brasileira aconteceu no ano passado, durante o Mundial em São Paulo, quando mostrou boa parte de suas interessantes características.

O detalhe dessa campanha, todavia, foi o de que Ega assegurou sua vaga no elenco apenas nos momentos finais de definição do treinador Barbosa. Não só se manteve como desbancou a veterana Cíntia Tuiu do time titular.

Com estatura adequada para a posição e um ótimo arremesso de média e longa distância, ela oferece uma opção tática interessante para Barbosa. Seu perigoso chute, aliás, obriga as marcadoras a ficarem sempre por perto, o que limpa o garrafão para a tradicional (batida?) jogada da prancheta do técnico, em que ela deve servir a uma pivô mais próxima à cesta.

Na defesa, Êga é uma jogadora aplicada, que se alimenta de sua energia e vibração constante. Ela está quase sempre com um sorriso no rosto, seja na hora da bronca ou da comemoração.