UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • Considerado o maior jogador da história do basquete, Michael Jordan esteve no Pan de 83. Conquistando o título pelos Estados Unidos, ele marcou 138 pontos em oito jogos.
  • O cubano Pablo Romero, ouro na categoria meio-pesado do boxe, não sabia, mas derrotou na final o futuro campeão mundial dos pesos-pesados Evander Holyfield. Nos pesados, o ouro ficou com o cubano Aurélio “Toyo” Perez, que depois pediu asilo no Brasil, fez lutas no país e bicos de segurança no Rio.
  • Houve três recordes mundiais no Pan de Caracas, todos da natação e todos dos Estados Unidos. Nos 4x100 m medley masculino, nos 100 m costas com Rick Carey e Steve Lundquist nos 100 m peito. Estes dois últimos seriam ouro olímpico em 1984.
  • O Uruguai, de Perdomo e Ostolaza, ficou com o ouro no futebol, deixando o Brasil de Dunga e Neto com a prata. Este foi o único ouro olímpico dos cisplatinos em Pan. Os brasileiros quase não participaram do futebol porque a CBF disse que não havia condições de hospedagem para os jogadores, mas o problema foi contornado.
  • Mesmo passando uma noite de insônia, o nadador brasileiro Ricardo Prado conseguiu o ouro nos 400 m medley, marcando o recorde pan-americano com 4min27. Ele conseguiu ainda mais um ouro (200 m medley) e duas pratas na competição (200 m costas e 200 m borboleta).