Vídeo de Joanna Maranhão faz confederação pedir cautela a atletas na web

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) vai orientar seus atletas a tomarem cuidado nas postagens e publicações em suas redes sociais. A entidade não quer que os competidores percam o foco na disputa ou até mesmo que se tornem alvos de algum tipo de represália por manifestarem publicamente seus pensamentos.

Na quinta-feira, Joanna Maranhão - principal nome da equipe feminina que vai ao Pan de Toronto (CAN) - publicou em seu Facebook um vídeo criticando o deputado Eduardo Cunha e todos aqueles que votaram a favor da redução da maioridade penal.

"A CBDA é apolítica e entende que todos podem se manifestar livremente e falaram o que quiserem. Vivemos em uma democracia e este é um direito assegurado na Constituição e a Joanna não fez nada demais, apenas expressou seu sentimento. Mas vamos conversar com os atletas internamente para que não publiquem algo que possa prejudicá-los ou tirar o foco da disputa. Todos ficarão de olho agora que estamos mais perto dos Jogos Olímpicos. Muitas vezes o que um atleta fala, pode gerar uma interpretação duvidosa", disse ao UOL Esporte Ricardo de Moura, superintendente da CBDA.

"Não queremos que uma postagem afete um atleta e que extrapolem o universo esportivo. É preciso tomar cuidado para que não deem um tiro no pé", disse.

A Confederação, entretanto, não pretende elaborar nenhum tipo de cartilha ou proibir o uso de programas como Facebook, Twitter ou Instagram.

"Só é preciso que tomem cuidado com o que falarão daqui para frente", concluiu Moura.

O vídeo postado por Joanna Maranhão teve enorme repercussão no Facebook e até este momento já recebeu mais de 1,5 milhão de visualizações. A nadadora recebeu muitos elogios e também críticas, tanto que fez outras postagens para desabafar.

"Depois de um dia 'cibernético conturbado' eu me encontro em casa pensando...bom, eu não vou desejar mal, morte, assalto e o pior pra quem pensa diferente de mim. Primeiro pela minha convicção da lei do retorno e segundo porque: como eu posso querer um país melhor se por outro lado eu desejo aniquilar quem diverge da minha opinião? Não, me recuso a enveredar por esse caminho. Opinem, discutam, debatam, mas não partam pro pessoal, não percam suas razões desejando que eu seja estuprada ou que meu filho (que nem tenho ainda) seja assassinado por um menor. Não desejem que eu nade mal e afunde na piscina porque de verdade, isso não vai acontecer e ainda que o resultado não seja o esperado: eu aprendi a lidar com derrota desde criança, por isso que sou atleta, porque perseverei. Seja você a favor ou contra a redução da maior idade penal, eu duvido que você seja a favor de manobras como a de ontem, porque hoje sua vontade pode ter sido feita, mas amanhã, se Eduardo Cunha resolve 'trabalhar na madrugada' e comprar votos, pode ser que não seja feita a tua vontade. E a partir daí, estaremos: eu e você, presos a uma ditadura pintada de democracia com tinta fajuta. Menos agressões e mais opiniões, sei que vocês são melhores do que isso na função de expressar seus pontos de vista. Tenham todos uma boa noite!", desabafou.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos