UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 22h04

"Um pouco longe" de líder Isinbayeva, Fabiana mira 3ª do mundo

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

Quando a norte-americana April Steiner caiu com 4,40 m, Fabiana Murer já tinha o ouro do salto com vara dos Jogos Pan-Americanos na mão. Mas queria o recorde. A brasileira tentou por três vezes atingir 4,68 m, marca que ela nunca atingiu, mas teve que se contentar com 4,60 m.

Fabiana está pensando já no desafio, muito maior, que enfrentará no mês que vem: o Mundial de Osaka, no Japão. E lá, a principal adversária da atleta não deve ser ainda a superatleta Yelena Isinbayeva, recordista mundial do salto com vara com 5,01 m no mundial de 2006. Mas a norte-americana Jennifer Stuczynski.

Terceira do mundo, Jennifer está apenas uma posição à frente da brasileira, mas já saltou 22 centímetros a mais do que Fabiana. Em 2007, a norte-americana tem 4,84 m e 4,88 m. No ano passado, na etapa da Copa do Mundo de Stuttgart, na Alemanha, fez 4,60 m. A mesma coisa que a brasileira para levar no Pan.

"Estou um pouco longe da Isinbayeva", comentou Fabiana. "Posso ser a melhor do Pan, mas o mundo é muito grande. Ela ainda é melhor do que todo mundo. Mundial é complicado, porque não dá para prever que todas farão seus melhores tempos. No ano passado, a atleta medalha de prata foi 4,60 m."

Para o técnico da brasileira, Elson Miranda, a ausência de Stuczynski, antes cotada para o Pan, só aumenta a expectativa para o duelo das duas. "A Stuczynski é muito boa, tem índices melhores do que a Fabi, mas é instável. Já a Fabi não, tem um controle muito bom. Em Helsinque, no último Mundial, ela não teve nenhum preparo psicológico específico e foi bem", avaliou o treinador.

A receita para Osaka, entretanto, passa novamente pela companhia da russa. "Vou para a Itália e fico uns dez dias lá, treinando com a Isinbayeva, como faço sempre", adiantou Fabiana, que será acompanhada pelo técnico da atleta russa, Vitaly Petrov, uma das maiores autoridades do mundo na modalidade.