UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 18h24

Lucélia Peres fica com o bronze nos 10.000 m; Pretinha fica em 7º

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Lucélia Peres levou a medalha de bronze nos 10.000 m, prova vencida norte-americana Sara Slattery no Pan-Americano. Nesta segunda-feira, a corredora dos EUA completou a prova, no estádio do Engenhão, em 32min54s41, novo recorde pan-americano. Ednalva Laureano, a Pretinha, terminou em sétimo.

"A prova foi muito boa, e estou muito feliz com o meiu resultado. É claro que a gente vai para o ouro, mas foi o máximo que eu consegui, forcei tudo o que tinha", disse Lucélia, que chegou a liderar a prova.

"Ednalva e eu tentamos fazer a nossa prova, sem pensar muito nas adversárias. Fiz o que tenho treinado sempre, me mantive bem no começo e dei um arremate forte. O nível da prova é muito alto, e é uma satisfação muito grande saber que estou entre as melhores da América."

Sua adversária mais próxima foi Maria Dulce de la Cruz, do México, que ficou bem próxima da corredora dos EUA, mas levou mesmo a prata, com 32min56s75.

Lucélia chegou a liderar a prova, mas depois precisou brigar com Letícia de la Cruz, irmã de Maria Dulce, pela terceira posição. A brasileira acelerou nas voltas finais, para registrar 33min19s48, sua melhor marca nesta temporada.

Na segunda volta da prova, Lucélia assumiu o primeiro posto, para logo ser ultrapassada por outra brasileira, Ednalva Laureano, a Pretinha, que veio por fora e passou a ditar o ritmo das competidoras. Pouco antes da metade da corrida, Lucélia passou a compatriota.

Ao contrário do que parecia, a liderança inicial não foi estratégia de Ednalva. "Estava levando muito chute, muita porrada. Essas meninas batem muito, então tive que ficar mais à frente", revelou a brasileira, que passou mal no domingo, e não dormiu direito à noite.

"Comi besteira no café da manhã, alguma coisa não me fez bem", contou Ednalva. "No final, também senti as pernas. Mesmo sem pódio estou feliz com o meu resultado, porque o ritmo estava muito forte e foi o que deu para fazer."

Faltando nove voltas para o final, a norte-americana Slattery passou à frente e, mesmo pisando na beirada da raia, perdendo o equilíbrio, conseguiu abrir boa distância, seguida das irmãs mexicanas De la Cruz.

A partir daí, a única atleta a ameaçar as três primeiras foi mesmo Lucélia, que ficou muito perto de Letícia, até ultrapassá-la nas últimas voltas, para assegurar um lugar no pódio.

Pretinha, líder do ranking nacional e campeã do Troféu Brasil, perdeu muito o contato com as competidoras que estavam na dianteira, ficou para trás e terminou na sétima posição, com o tempo de 34min09s21.