UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 19h30

Fabiana Murer leva ouro no salto com vara, mas não supera marca

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Fabiana Murer confirmou o favoritismo e levou o ouro no salto com vara nos Jogos Pan-Americanos. Atual quarta colocada no ranking mundial, a brasileira alcançou 4,60 m no estádio olímpico João Havelange, para subir ao lugar mais alto do pódio.

Com o ouro já assegurado com 4,50 m, a brasileira igualou sua marca nesta temporada, registrada no dia 9 de junho, no Sul-Americano realizado em São Paulo. Com 4,40 m iniciais, Fabiana já havia igualado o recorde pan-americano da prova.

Mesmo assim, ainda tentou melhorar sua marca na prova, o recorde sul-americano de 4,66 m. Tentando 4,68 m, porém, Fabiana falhou nas três tentativas e teve que se contentar com o ouro.

"Espero que esta seja a primeira de muitas medalhas de ouro no atletismo para o Brasil", comemorou Fabiana. "No começo, estava muito nervosa com a torcida, mas logo fui me acostumando e consegui fazer o meu melhor. Por muito pouco não fiz 4,68 m, mas vou continuar treinando para isso, que é meu objetivo."

O técnico de Fabiana, Elson Miranda, aprovou o desempenho da pupila, mas não se impressionou com a prova. "Não foi um nível muito difícil. A norte-americana (April Steiner, medalha de prata) é muito boa, mas é inconstante. A Fabiana competiu com 'reserva de resultado'. Ela foi indo e, conforme as adversárias avançavam, ela ia também", avaliou Miranda, que considera que a atleta ficou muito perto de bater sua melhor marca.

"Depois da medalha, ela relaxou, aí começou a errar. Mas ela ficou muito perto, e esse 4,68 m pode pintar logo, logo. Ela veio para ganhar medalha, não para melhorar marca. Para isso, ainda temos treino."

No Pan do Rio, a brasileira pôde se dar ao luxo de abrir mão das primeiras séries de saltos, mais baixas, para entrar na disputa apenas com o sarrafo a 4,30 m. Quando a altura passou para 4,40 m, apenas uma rival ainda estava na disputa com a brasileira.

Mas a norte-americana April Steiner, que também tem 4,50 m como melhor resultado da temporada, falhou na primeira tentativa do salto e a pressão aumentou para o segundo, pois Fabiana já tinha acertado. Steiner acertou o segundo salto e devolveu a responsabilidade para a brasileira.

Com o sarrafo a 4,50 m, as duas atletas erraram a primeira tentativa. April Steiner errou a segunda tentativa. E errou também a terceira. Ainda tentou saltar 4,55 m, mas não conseguiu.

Este é o segundo Pan-Americano da carreira de Fabiana Murer, que ficou em oitavo lugar em Winnipeg-1999 e não conseguiu a classificação para os Jogos de Santo Domingo-2003. A brasileira é treinada por Élson Miranda, que buscou o apoio e as orientações de Vitaly Petrov, ex-técnico do mito do salto com vara, Sergey Bubka.