UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

23/07/2007 - 20h19

Elisângela Adriano é bronze no lançamento do disco

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

A brasileira Elisângela Adriano conquistou o bronze no lançamento do disco do Pan-Americano, nesta segunda-feira, no estádio João Havelange. Com isso, ela volta ao pódio na prova, depois do ouro conquistado no Pan de Winnipeg-1999.

Nos Jogos de Santo Domingo-2003, ela foi prata no arremesso do peso, prova que também disputa neste Pan, na próxima sexta-feira. Às vésperas de completar 35 anos, porém, a atleta refuta planos de aposentadoria.

"Não dizem que vinho fica melhor com o tempo? Eu também", brincou Elisângela. "A prova de hoje foi muito forte, as cubanas evoluíram muito. Mas elas que me aguardem, que eu vou atrás delas."

Para a brasileira, competir pela primeira vez no estádio João Havelange foi uma emoção à parte. "Esse lugar é lindo. Quando entrei, senti aquele frio na barriga. Essa torcida foi maravilhosa", disse a atleta, que se sentiu pressionada por medalha.

"Onde eu ia era aquele mar de perguntas: 'Vai trazer medalha, não vai? Vai conseguir ouro de novo?', e eu pensava: 'Meu Deus, se eu não trouxer uma medalha quero só ver o que acontece.' Ainda bem que não preciso imaginar", comentou Elisângela, que contou com a presença da mãe e dos amigos na arquibancada.

Elisângela conseguiu sua melhor marca na disputa desta segunda na penúltima das seis tentativas, ao registrar 60,27 m, seu melhor resultado nesta temporada. Antes, ela havia alcançado 59,85 m, no início de junho, no Sul-Americano realizado em São Paulo.

Cuba voltou a fazer dobradinha no atletismo, com a vitória de Yarelis Barrios, com 61,72 m, e a prata de Yania Ferrales, que ficou um centímetro atrás de sua compatriota. Cuba também havia garantido o ouro e a prata no lançamento do martelo, com Yipsi Moreno e Arasay Thondike.

Segunda brasileira na prova do lançamento do disco Renata Figueiredo, terminou na oitava colocação, com 50,23 m.

Depois dos Jogos, Elisângela participa do Mundial de Osaka, no Japão, onde fará as duas provas, de lançamento de peso e arremesso de disco.