UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 15h13

Cielo ofusca 'maratona' de Thiago Pereira no último dia da natação

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O último dia de finais da natação prometia mais medalhas e novos recordes de Thiago Pereira, que completou a "maratona" de oito provas neste domingo. As medalhas vieram, mas o grande destaque dos Jogos, dono de seis medalhas de ouro na competição, perdeu espaço para o show de César Cielo.

Nos 50 m livre, o velocista levou a medalha de ouro com 21s84, e ficou muito perto do recorde mundial da prova, que pertence ao ex-nadador russo Alexandr Popov, 21s64, do Mundial de Moscou, em 2000.

OS MAIORES MEDALHISTAS
EFE
Thiago Pereira ganhou oito medalhas, sendo seis de ouro, uma prata e um bronze
EFE
César Cielo deixa o Pan do Rio com quatro conquistas, sendo três ouros e uma prata
BRASIL PERDE REVEZAMENTO
CIELO É OURO NOS 50 M LIVRE
REBECA GUSMÃO É OURO NOS 100 M
PERFIL DOS ATLETAS BRASILEIROS
ÁLBUM DE FOTOS DA MODALIDADE
O trunfo de Cielo teve sabor diferente, já que o velocista já era o favorito para a prova. O tempo, surpreendente, pôs o brasileiro na briga entre os grandes por uma medalha olímpica em Pequim.

Pouco antes da consagração de Cielo, Thiago Pereira caía na água para sua sétima prova, os 100 m costas, a última e mais difícil entre as disputas individuais do nadador. Sem chance para o norte-americano Randall Bal, Pereira teve seu primeiro "revés" no Pan: levou medalha, mas de bronze, com 54s75. Bal quebrou o recorde pan-americano da prova, com 53s66. Outro brasileiro, Léo Guedes ficou em sexto, com 56s13.

Depois disso, o Brasil só voltou ao pódio nos revezamentos. Nos 200 m peito feminino, Tatiane Sakemi ficou apenas em sétimo lugar, com 2min36s17, longe de seu melhor tempo, que é o recorde brasileiro de 2min33s17. A medalha de ouro foi para a norte-americana Caitlin Leverenz, com 2min25s62, seguida pela canadense Annamay Pierse, com 2min26s79.

Nos 200 m costas, Paula Baracho foi a oitava colcada, última entre as finalistas, com o tempo de 2min21s05. Com o tempo de 2min10s57, a norte-americana Teresa Crippen faturou a medalha de ouro, superou o seu próprio tempo e marcou o novo recorde pan-americano. A medalha de prata ficou com a também norte-americana Júlia Smit, e a canadense Liz Wycliffe levou o bronze.

Finalmente, o Brasil voltou a brilhar com o quarteto feminino do 4 x 100 m medley. A equipe feminina formada por Fabíola Molina, Tatiane Sakemi, Daiene Dias e Rebeca Gusmão não conseguiu superar o Canadá na briga pelo segundo lugar e se contentou com o bronze. O ouro foi para os Estados Unidos, que bateram o recorde da competição, com 4min04s60.

As brasileiras terminaram a prova com o tempo de 4min09s27, quebrando o recorde sul-americano que já durava três anos. A marca antiga era de 4min12s90 e pertencia ao quarteto formado por Fabíola Molina, Mariana Katsuno, Ivi Monteiro e Rebeca Gusmão.

No masculino, a equipe perdeu para os Estados Unidos nas provas de revezamento masculino da natação nos Jogos Pan-Americanos. A equipe nacional, formada por Thiago Pereira, Henrique Barbosa, Kaio Márcio e César Cielo, não seguiu o ritmo dos norte-americanos na saída do 4 x 100 m medley e terminou com a medalha de prata.

Os brasileiros vinham de duas vitórias, nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre, mas, no medley, ficaram aproximadamente um segundo e meio atrás dos norte-americanos. Mesmo assim, o tempo de 3min35s81 é o novo recorde sul-americano, superando a marca de 3min39s30, obtida em 2006.

Com um total de 29 medalhas conquistadas (contando a prata e o bronze de Poliana Okimoto e Allan do Carmo na maratona aquática, respectivamente), das quais 12 de ouro, a natação volta a repetir o feito da última edição do Pan e se consagra como a modalidade brasileira mais vencedora da competição. Em santo Domingo-03, foram 21 medalhas.