UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 11h57

Brasil perde para os EUA no 4 x 100 m medley masculino

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O Brasil perdeu a primeira para os Estados Unidos nas provas de revezamento masculino da natação nos Jogos Pan-Americanos. A equipe nacional, formada por Thiago Pereira, Henrique Barbosa, Kaio Márcio e César Cielo, não seguiu o ritmo dos norte-americanos na saída do 4 x 100 m medley e terminou com a medalha de prata.

Reuters
Cielo, Kaio Márcio, Pereira e Barbosa exibem medalha de prata do revezamento
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
PERFIL DOS BRASILEIROS DA NATAÇÃO
VEJA IMAGENS DO REVEZAMENTO
VEJA FOTOS DA NATAÇÃO
"Essa competição foi muito diferente, porque pela primeira vez tivemos tempo para conhecer melhor uns aos outros, além de treinar juntos. Cada um tem sua rotina de treinos, mas aqui nos reunimos e conversamos bastante, o que ajudou no nosso desempenho", comentou Pereira.

Os brasileiros vinham de duas vitórias, nos revezamentos 4 x 100 m e 4 x 200 m livre, mas, no medley, ficaram aproximadamente um segundo e meio atrás dos norte-americanos. Mesmo assim, o tempo de 3min35s81 é o novo recorde sul-americano, superando a marca de 3min39s30, obtida em 2006.

"Esse tempo dá pra trabalhar em cima e levar para a Olimpíada", apostou Cielo. "Não parece, mas o entrosamento fez diferença, e esse foi um grande resultado."

O time dos Estados Unidos cravou o tempo de 3min34s37, estabelecendo novo recorde pan-americano. A medalha de bronze foi para o Canadá, que chegou a nadar na frente do Brasil, com 3min38s16.

Primeiro a cair na água, Thiago Pereira demonstrou cansaço em sua oitava prova nos Jogos, e deixou o Brasil em terceiro lugar nos primeiros 100 m, em nado de costas, já um segundo e meio atrás dos líderes. Na segunda passagem, com Henrique Barbosa no estilo peito, o país assumiu o segundo lugar, mas seguiu distante dos norte-americanos.

O terceiro a cair na piscina foi Kaio Márcio, campeão dos 100 m e 200 m borboleta. Mas ele só diminuiu a diferença em 20 centésimos de segundo. Nos últimos 100 metros, sobrou para César Cielo encostar e tirar quase um segundo de diferença para Andy Grant, fechando com a prata.

O revezamento deu a Thiago Pereira a oitava medalha no Pan, e seu primeiro bronze. Ele já havia conquistado seis de ouro (200 m e 400 m medley, 200 m peito, 200 m costas, 4 x 100 m livre e 4 x 200 m livre) e uma de prata (100 m costas).

Foi também a quarta medalha de Cielo, que havia conquistado ouro nos 50 m e 100 m livre e revezamento 4 x 100 m livre, e a terceira de Kaio Márcio. Henrique Barbosa também já tinha um pódio, ficando em segundo nos 200 m peito.

A prova de revezamento fechou a natação do Pan do Rio. E o Brasil terminou com o recorde nacional de 29 medalhas, sendo 12 de ouro, sete de prata e dez de bronze. Os campeões foram os Estados Unidos, com 21 de ouro, 15 de prata e cinco de bronze.