UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

22/07/2007 - 10h48

Cielo é ouro nos 50 m livre e se aproxima de recorde mundial

Fernanda Brambilla
Enviada especial do UOL
No Rio de Janeiro

O brasileiro César Cielo conquistou a medalha de ouro e entrou de vez para a briga pelo recorde mundial nos 50 m livre. Ele cravou o tempo de 21s84, neste domingo, no Parque Aquático Maria Lenk, e ficou a apenas dois décimos de segundo da marca que pertence ao russo Alexandr Popov. Foi 22º ouro do Brasil no Pan.

EFE
César Cielo (e) e Nicholas Santos (d) comemoram a dobradinha nos 50 m livre
VEJA IMAGENS DA PROVA
REBECA GUSMÃO LEVA MAIS UM OURO
VEJA IMAGENS DA NATAÇÃO
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA NATAÇÃO
O tempo feito por Cielo, atualmente um dos maiores velocistas do mundo, é o novo recorde pan-americano e sul-americano. Com essa marca, ele teria, por exemplo, conquistado a medalha de ouro no Mundial de Melbourne, neste ano -o título ficou com o norte-americano Benjamin Wildman-Tobriner, com 21s88, e Cielo foi o quinto, com 22s12.

"Esse era meu grande objetivo, bater o tempo do norte-americano. No Mundial, fiquei muito chateado por não ter ganhado medalha porque vi o tempo dele e pensei: 'Posso ser melhor do que esse cara aí'", comemorou Cielo. "Consegui nadar muito bem, e agora já dá para começar a pensar em uma medalha olímpica. Atualmente, o tempo me deixa tranqüilamente entre os cinco primeiros."

Apesar do excelente tempo, Cielo afirmou que ainda está "um pouquinho longe" do tempo de Popov. "Ainda não estou pensando nisso, mas tenho muito tempo pela frente na natação. Vou chegar nessa marca", disse o nadador, que se considera longe da prova perfeita.

"Minha saída não foi boa, dá para fazer melhor. A prova dos 50 m não tem limites, sempre tem pequenas coisas que podem ser melhoradas e cada décimo faz muita diferença", avaliou Cielo.

De quebra, o Brasil alcançou, com Nicholas Santos em segundo lugar, a terceira dobradinha na natação dos Jogos Pan-Americanos. O país já havia arrebatado ouro e prata em uma só prova nos 200 m borboleta (Kaio Márcio e Gabriel Mangabeira) e nos 200 m peito (Thiago Pereira e Henrique Barbosa).

Cielo começou marcar seu ouro com a largada, em que só ficou atrás do venezuelano Octavio Alesi. A partir daí, ele deixou seus principais concorrentes para trás e fechou com 34 centésimos de segundo de vantagem sobre Nicholas Santos, que também já tem índice olímpico para Pequim-2008.

A medalha de bronze foi para o trinitino George Bovell, com 22s36. A prova mais rápida do programa pan-americano da natação teve ainda a presença de dois nadadores de renome. O argentino José Meolans, prata nas duas últimas edições do Pan, foi o quinto, com 22s52, empatado com o norte-americano Gary Hall Jr., atual bicampeão olímpico.

Cielo encerrou os Jogos Pan-Americanos com quatro medalhas, das quais três de ouro, 100 m livre, 50 m livre e revezamento 4 x 100 m livre. Neste domingo, o velocista conquistou a prata em outra prova de equipe, o 4 x 100 m medley.