UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 17h06

Dupla dos EUA será a rival de Ricardo e Emanuel na briga pelo ouro

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os norte-americanos Ty Loomis e Hans Stolfus, que disputam apenas o quarto torneio juntos, serão os adversários da dupla brasileira Ricardo e Emanuel na final do torneio masculino de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos. Neste sábado, eles venceram os cubanos Francisco Alvarez e Leonel Munder por 21-13, 17-21 e 15-13, na Arena de Copacabana.

A partida que definirá o campeão pan-americano está marcada para as 15 horas deste domingo. O bronze, entre as duplas do Canadá e Cuba, será disputado às 13 horas. Na primeira semifinal deste sábado, Ricardo e Emanuel venceram Jason Kruger e Wes Montgomery com fáceis 21-15 e 21-16.

Menos conhecidos que os rivais cubanos, os norte-americanos ocupam atualmente a 22ª posição no ranking dos Estados Unidos. A melhor colocação de Loomis na lista foi o quinto lugar, no ano passado. Stolfus, que começou a jogar vôlei de praia em 2001, foi eleito a revelação da modalidade em 2005, nos Estados Unidos.

No segundo jogo da semifinal, a dupla enfrentou muito mais dificuldades do que os brasileiros na partida preliminar. A começar pela torcida, amplamente favorável à dupla cubana.

No início da partida, Loomis e Stolfus dominaram o duelo, sem dar chance aos rivais, fechando com fáceis 21-13.

Na segunda parcial, contudo, os cubanos melhoraram no bloqueio e forçaram mais o saque. Ainda começaram atrás, mas buscaram a virada, que veio já na segunda metade do set, quando Alvarez e Munder fizeram 17 a 16. A partir daí, eles ganharam confiança e, embalados pela torcida brasileira, conseguiram forçar o set de desempate.

O terceiro set foi bastante equilibrado, mas, no momento decisivo, apesar do bom desempenho dos cubanos, os norte-americanos tiveram mais tranqüilidade para fechar a seu favor. Eles tiveram dois match points e confirmaram o segundo, garantindo a passagem para a final.

"Uma das nossas estratégias é jogar com muita agressividade. A gente tem que continuar sacando forte e pressionando o outro time. Hoje no primeiro set conseguimos fazer isso, mas demos uma vacilada no segundo. No terceiro set tivemos um pouco de sorte. Meu coração ficou acelerado", disse Loomis.

Os cubanos eram favoritos na disputa da semifinal. Alvarez e Munder, 32º colocados no ranking mundial, chegaram invictos para a partida, enquanto os norte-americanos perderam o último confronto da fase classificatória, contra a parceria de Porto Rico.

Além disso, Alvarez foi campeão pan-americano em Santo Domingo-2003, jogando ao lado de Juan Rossell, e tentava chegar a mais uma decisão, para buscar o bicampeonato. Na final do vôlei de praia na República Dominicana, a dupla cubana venceu os brasileiros Luizão e Paulo Emílio por 2 sets a 1. O bronze ficou com Porto Rico.

Em Winnipeg-1999, os campeões foram os canadenses Jody Holden e Conrad Leinemann, que derrotaram os brasileiros Lula e Adriano na final. O bronze também foi do Brasil, com Franco e Roberto Lopes.

"Pensávamos em conquistar o título. Sempre imaginávamos que a final seria contra o Brasil. E eu queria revalidar o meu título contra os brasileiros, como fiz na República Dominicana. Infelizmente não conseguimos", lamentou Alvarez.