UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 16h43

Pan faz Ricardo e Emanuel deixarem título do Circuito em 2º plano

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

A disputa dos Jogos Pan-Americanos pode dar à dupla brasileira Ricardo e Emanuel um título inédito no vôlei de praia. Mas também fez a parceria perder a liderança do Circuito Mundial para os compatriotas Márcio e Fábio Luiz.

Atuais tetracampeões do Circuito, Ricardo e Emanuel não mostram muita preocupação com o campeonato nesta temporada.

"Eu me concentro muito no objetivo que tenho pela frente. Neste momento o título mundial pouco importa. Estou contente de chegar ao caminho que a gente tinha traçado desde janeiro de 2006, que era a final do Pan", disse Emanuel.

Atuais campeões olímpicos, os brasileiros se classificaram para a decisão do Pan ao vencerem neste sábado os canadenses Jason Kruger e Wes Montgomery por 2 sets a 0. A final será na tarde deste domingo, e o favoritismo é todo da dupla do Brasil.

"O fato de ser superfavorito foi do trabalho que fizemos até hoje. Temos mostrado a capacidade de chegar e conquistar títulos. Então isso deixa sempre a confiança de que nossa dupla sempre vai conquistar os campeonatos", afirmou Ricardo.

Os brasileiros não se incomodam com a obrigação da vitória, uma vez que o Pan é disputado por duplas mais fracas do que aquelas que jogam o Circuito Mundial.

"Espero que essa pressão não atrapalhe, assim como não atrapalhou em situações anteriores. Vamos tentar transformar a pressão em coisa boa dentro de quadra", explicou Ricardo.

Para Emanuel, a caminhada rumo ao possível título do Pan não foi feita apenas nos cinco jogos que a dupla realizou na Arena de Copacabana, no Rio de Janeiro.

"Analisando o nível técnico do Pan, ele é mais baixo do que a gente está acostumado a jogar. Mas a gente levou quase um ano para se classificar, e a classificação foi uma das mais difíceis que já enfrentei. Se hoje a situação parece fácil, a gente já ralou muito para ficar na frente", disse Emanuel.

A vaga no Pan foi definida pela posição da dupla no Circuito Mundial contando as etapas que foram disputadas de junho de 2006 a junho de 2007. Ricardo e Emanuel conseguiram a vaga em uma acirrada briga com Márcio e Fábio Luiz.

"Depois que tiramos o peso da classificação das nossas costas, começamos a jogar muito melhor", revelou Emanuel.