UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

21/07/2007 - 18h09

Americanos falam em fazer "jogo da vida" no vôlei de praia

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Os atuais campeões olímpicos e tetracampeões mundiais contra uma dupla recém-formada. Os líderes do ranking da temporada diante de adversários que disputam apenas um torneio nacional. A dupla que desde 2006 sempre objetivou o Pan versus a parceria que sonhava apenas em chegar às semifinais. Assim vai ser a final do vôlei de praia, às 15h deste domingo, entre os brasileiros Ricardo e Emanuel e os norte-americanos Hans Stolfus e Ty Loomis.

Reuters
Ty Loomis (e) em lance da semifinal contra Cuba: "Não temos nada a perder agora"
Reuters
Stolfus comemora classificação para a final: "Será uma honra jogar contra os brasileiros"
DUPLA DOS EUA VENCE SEMIFINAL
RICARDO E EMANUEL BATEM CANADÁ
TÍTULO DO CIRCUITO EM 2º PLANO
FOTOS DOS JOGOS DESTE SÁBADO
PERFIL DA DUPLA BRASILEIRA
Tamanha diferença faz com que a dupla brasileira entre em quadra na Arena de Copacabana com o favoritismo absoluto para a conquista da medalha de ouro. E leva os norte-americanos a falarem em realizar o "jogo da vida" para se tornarem a maior zebra dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

"Para ganhar amanhã vamos ter que fazer talvez o melhor jogo de nossas vidas. Para ter alguma chance contra Ricardo e Emanuel vamos ter que fazer a mesma coisa de hoje (diante dos cubanos Francisco Alvarez e Leonel Munder): sacar bem e manter a pressão. Vai ser uma honra jogar contra eles", disse Stolfus.

Ty Loomis, que no ano passado chegou a estar no quinto lugar no ranking norte-americano, também tem a sua receita para tentar surpreender a dupla brasileira. "Ricardo e Emanuel formam a melhor dupla do mundo. Vamos dar o nosso melhor. Não temos nada a perder agora. Então vamos ser agressivos", disse.

O objetivo da dupla, que no Rio disputa apenas o seu quarto torneio junta, era chegar às semifinais. A passagem para a decisão foi encarada como uma surpresa. "Sabíamos que tínhamos que jogar muitíssimo bem para poder vencer a dupla cubana", revelou Loomis.

Na partida que definiu os adversários de Ricardo e Emanuel na decisão do Pan, a torcida se posicionou amplamente favorável à dupla cubana.

"Seria legal se a torcida tivesse nos apoiado, mas não é isso o que acontece. E definitivamente não é isso que vai acontecer na final. Então podemos dizer que o jogo de hoje foi um treino para amanhã. A torcida é muito barulhenta, então temos que nos focar no nosso jogo", afirmou o simpático Loomis.