UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

19/07/2007 - 20h03

Detalhe e 'pênalti' tiram ouro do Brasil no vôlei feminino

Lello Lopes
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Para as jogadoras, foram os detalhes. Para o técnico José Roberto Guimarães, a falta de sorte no tie-break, que se compara à disputa de pênaltis. Assim, a equipe brasileira tentou explicar a derrota de 3 sets a 2 para Cuba na final do torneio feminino de vôlei nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.


"Agora todo mundo quer explicação, inclusive a gente", disse a líbero Fabi, a última jogadora a deixar a quadra após a cerimônia de premiação. "Foram alguns detalhes, uma chance ou outra. Chances que não voltam mais", completou as atleta, com olhos vermelhos de choro.

A ponteira Sassá também apontou o 'detalhe' como uma das razões da derrota para Cuba após o Brasil ter desperdiçado seis match points.

"Faltou um detalhe. Todo mundo estava lutando. Infelizmente no finalzinho não conseguimos fazer o ponto. Vamos ter que trabalhar muito para melhorar. Essa coisa de detalhe abrange muita coisa. Pode ser técnico ou psicológico", falou a jogadora.

Já a oposto Mari, que durante o Pan perdeu a posição de titular para Sheilla, usou o termo "fatalidade", que foi muito utilizado pela equipe após a derrota para a Rússia na final do Mundial, em novembro do ano passado, quando o Brasil ficou a dois pontos do título antes de levar a virada no tie-break,

"Hoje foi uma fatalidade. Para mim a última bola foi para fora. Mas isso não vem mais ao caso", contou a atleta, que depois de perder um ponto importante na decisão não entrou mais no time.

Para o técnico José Roberto Guimarães, 'detalhe' não existe. Ainda mais quando a disputa é decidida no tie-break.

"Tie-break para mim é pênalti. Pode dar um ou pode dar o outro. É um errinho que vai decidir o jogo. No final, por exemplo, a menina cubana fez duas defesas que não tinha feito até aquele momento do jogo", disse o treinador.

Zé Roberto aponta o bloqueio e o ataque como os principais pontos de Cuba na partida. "Faz parte da nossa vida perder ou ganhar. Fizemos o tempo inteiro um jogo equilibrado. Temos que continuar jogando e treinando forte. Espero ter mais sorte da próxima vez", completou Zé Roberto.