UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcelo Elgarten

Data e local de nascimento:
09/11/1974, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
78 kg /1,83 m

Residência:
Atenas (GRE)

Posição:
Levantador

Clube:
Panathinaikos (GRE)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
ouro

Marcelinho

O levantador Marcelinho é um dos jogadores mais velhos da seleção brasileira. Reserva imediato de Ricardinho, o atleta entra em quadra em praticamente todas as partidas da seleção, na inversão 5-1 que o técnico Bernardinho costuma fazer no final de cada set. Com o corte do titular dias antes da estréia no Pan, teve a missão de ajudar a levar a seleção ao ouro no Rio de Janeiro. E foi bem.

Marcelinho, entretanto, nunca conseguiu se firmar na equipe titular do Brasil. Convocado pela seleção pela primeira vez em 1997, foi reserva de Maurício na Olimpíada de Sydney-2000. Com a ascensão de Ricardinho, ele só voltou a ser chamado regularmente após os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, que marcaram a despedida de Maurício.

Com isso, Marcelinho escapou do fiasco nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo. A sua única participação na competição foi em 1999, em Winnipeg, quando ganhou a medalha de prata. Para ficar com a vaga nos Jogos do Rio, o atleta precisou vencer a concorrência de Bruno Rezende, filho do técnico Bernardinho, que fez uma Superliga excepcional. Entretanto, a experiência acabou favorecendo Marcelinho na escolha.

O levantador é um dos poucos jogadores da seleção que ainda não têm uma medalha olímpica no currículo. Até o ano passado, o atleta também não era campeão mundial (estava fora da equipe que conquistou o título na Argentina em 2002). Mas Marcelinho colocou esse troféu na galeria ao fazer parte da seleção que conquistou o Mundial no Japão.

Na campanha do título em 2006, a melhor participação de Marcelinho foi contra a Bulgária, pela segunda fase. Em um jogo tenso, que teve até uma áspera discussão entre jogadores da seleção brasileira, ele entrou no lugar de Ricardinho e foi fundamental para a virada. Apesar da baixa estatura para os padrões do vôlei mundial, Marcelinho chegou até a marcar dois pontos de bloqueio contra jogadores com mais de dois metros de altura.

Em clubes, a sua melhor passagem foi pela Unisul, quando ganhou a Superliga 2003/2004, sendo eleito o melhor levantador da competição. Nas duas últimas temporadas defendeu o Panathinaikos, da Grécia, ao lado do companheiro de seleção Dante.