UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Brasil é a maior potência da modalidade

EFE

Jogadores da seleção comemoram o bicampeonato mundial em 2006

Existem duas versões para a introdução do vôlei no Brasil. A primeira indica que a modalidade começou a ser praticada em 1915,em um colégio da cidade de Recife. A segunda hipótese afirma que a divulgação se deu em 1916, por intermédio da Associação Cristã de Moços de São Paulo. O Fluminense, do Rio de Janeiro, foi o primeiro a organizar um torneio aberto para todos os membros da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres, em 1923.

A Confederação Brasileira de Volleyball foi criada em 1954. Dez anos mais tarde, o vôlei brasileiro já estava presente em Tóquio, no torneio de estréia do esporte nas Olimpíadas. O Brasil carrega uma marca histórica nos Jogos Olímpicos: é a única equipe masculina que participou de todas as edições desde a estréia da modalidade.

Depois de resultados apagados nos anos 60 e 70, o Brasil finalmente entrou para a elite da modalidade na década de 80. O primeiro grande resultado da seleção foi a medalha de prata no Mundial de 1982, na Argentina. Dois anos depois, conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Los Angeles. O time brasileiro - liderado por Bernard, Montanaro, Renan, Xandó e William - perdeu o ouro para os norte-americanos.

Em 1992, uma nova geração de atletas levou o Brasil ao topo do pódio olímpico. Com uma campanha impecável, o time, dirigido por José Roberto Guimarães, venceu as oito partidas que disputou (perdeu apenas um set) e ficou com a medalha de ouro. Giovane, Marcelo Negrão, Tande, Carlão, Maurício e Pampa viraram ícones da equipe.

O restante da década de 90 foi marcado por altos e baixos. A seleção quebrou a hegemonia da Itália na Liga Mundial em 1993, mas fracassou nas Olimpíadas de Atlanta-96 e Sydney-00.

Uma nova virada aconteceu em 2001, quando Bernardinho assumiu a equipe. E o Brasil se tornou a grande potência da atual década, com dois títulos mundiais (2002 e 2006), uma medalha de ouro olímpica (Atenas-2004) e cinco troféus da Liga. Ricardinho, Giba, André Nascimento e Escadinha são os principais nomes desta geração.

No Pan, entretanto, o país ainda carece de bons resultados. O Brasil tem apenas duas medalhas de ouro no masculino, conquistadas em São Paulo-63 e Caracas-83. Em Santo Domingo-03, a equipe sofreu o seu maior revés na era Bernardinho: foi eliminada pela frágil Venezuela nas semifinais.

No feminino, o país ainda tenta conquistar um título de prestígio. A seleção chegou perto duas vezes nas Olimpíadas, mas foi medalha de bronze tanto em Atlanta-96 quanto em Sydney-00. No Mundial, o Brasil chegou ainda mais perto. Foi vice-campeão em 1994 e em 2006.

Em Pans, a equipe feminina brasileira tem três títulos: Chicago-1959, São Paulo-1963 e Winnipeg-99. A última medalha de ouro foi obtida em uma vitória emocionante contra Cuba, maior rival da história da seleção.