UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O vôlei é disputado por duas equipes que têm seis jogadores em quadra cada -e outros seis no banco de reservas. A partida é realizada em uma melhor de cinco sets -ganha quem vencer três. O vencedor de cada set é o time que chegar primeiro a 25 pontos, exceto o quinto (quando necessário), que vai até 15 pontos. Qualquer set só se define quando um time tiver pelo menos dois pontos de vantagem sobre o outro.

A quadra de jogo, de madeira ou material sintético, é retangular, medindo 18 x 9 m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3 m de largura. O ginásio que abriga a quadra deve ter, no mínimo, 7 m de altura. Uma rede de 2,43 m de altura para jogos masculinos e de 2,24 m de altura para jogos femininos divide a quadra ao meio.

A 3 m da rede em cada um dos lados da quadra fica a linha de ataque, que indica o ponto limite de onde um jogador de defesa pode executar um movimento ofensivo.

A partida é disputada com uma bola esférica, coberta por uma capa de couro flexível ou sintético, e composta por uma câmara interior inflável de borracha ou um material similar. A circunferência varia entre 65 cm a 67 cm, e o peso entre 260 g e 280 g.

Para conseguir um ponto, é preciso fazer com que a bola caia no campo do adversário, enviando-a por cima da rede. Cada equipe dispõe de três toques para devolvê-la à quadra rival (além do toque no bloqueio). Um jogador não pode segurar a bola nem tocá-la duas vezes seguidas, mas pode bater na bola com qualquer parte do corpo, inclusive os pés.

A bola é colocada em jogo com um saque: o jogador golpeia a bola enviando-a por cima da rede para a quadra adversária. A bola continua em jogo até que caia dentro da quadra, toque na antena ou no chão fora dos limites da quadra ou uma equipe não a devolva corretamente para a quadra do adversário.

Toda vez que um time marca ponto, conquista o direito do saque. Além disso, os jogadores da equipe que vai sacar mudam de posição, "rodando" em quadra sempre no sentido do relógio -o objetivo desta regra é que todos os atletas em quadra saquem e todos passem pela rede.

Apenas um jogador não pode atacar: o líbero. Ele atua no fundo de quadra, principalmente na defesa. Ele pode substituir outro jogador sem a necessidade de avisar ao árbitro. Para cada equipe é permitido, no máximo, seis substituições em cada set.