Brasileiras vencem dupla formada por contadora e estudante em Toronto

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

Na abertura do torneio feminino de vôlei de praia dos Jogos Pan-Americanos, as brasileiras Lili e Carol praticamente não tiveram dificuldades. Em pouco mais de 30 minutos fizeram 2 sets a 0 (21-7 e 21-13) sobre Lolette Rodríguez e Elia Machado, da Nicarágua. E o resultado era mais do que esperado, uma vez que as adversárias são amadoras e tratam o esporte apenas como um hobby.

Lolette, de 25 anos, trabalha como contadora em uma empresa na capital Managua. Elia, também de 25, está cursando faculdade de Finanças

"Na Nicarágua, o vôlei de praia não é profissional como em muitos países. Não recebemos nada para jogar e representar o nosso país. Fazemos isso porque gostamos e porque temos o sonho de jogar um Mundial e uma Olimpíada. Para nós, é um prazer estar nos Jogos Pan-Americanos e enfrentar uma dupla como esta do Brasil que está sempre em grandes competições", disse Lolette, que esteve no Pan de 2011, no México.

Fábio Aleixo/UOL
Nicaraguenses que perderam para as brasileiras Lili e Carol não são atletas profissionais
A dupla, número 1 da Nicarágua, concilia o trabalho com os treinos. São cerca de duas horas de atividades diárias em uma quadra montada no Instituto Nacional de Esportes de Managua.

"Temos uma praia que fica a uma hora da capital, então treinamos neste local que foi montado. Mas isso não é um grande problema", disse Elia, que faz a sua estreia em Pans.

Lolette tem como fã no esporte as brasileiras Juliana e Larissa, atuais bicampeãs dos Jogos Pan-Americanos

"Sempre me encantou ver Juliana e Larissa jogarem. É uma pena que tenham se separado e não joguem mais juntas. Formavam uma dupla incrível", disse Lolette, que não sabia que Lili era casada com Larissa.

"Me contaram isso há pouco e fiquei surpresa, mas não vejo problema nenhum nisso", afirmou a nicaraguense.

Enfrentar adversárias amadoras deve ser algo comum para as brasileiras neste Pan, mas isso não as incomoda nem um pouco.

"O Pan é legal porque dá a oportunidade de enfrentar jogadoras que não conhecemos, que estão aqui atrás de outros objetivos e não tem apoio para jogar. É muito bom para nós e para elas ter esta experiência", afirmou Carol.

Na segunda rodada do Grupo B, Lili e Carol enfrentarão nesta terça-feira as chilenas Pilar Mardones e Francesa Rivas, às 10h (de Brasília).

Esposa da jogadora Larissa, Lili tenta manter em família o ouro Pan-Americano, uma vez que a companheira ganhou as duas últimas edições dos Jogos atuando ao lado de Juliana.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos