Ele queria o futebol, mas ficou no atletismo. Agora virou destaque nos 100m

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

  • Wagner Carmo/CBAT

    Vitor Hugo é atleta da equipe BR Foods, do Rio de Janeiro

    Vitor Hugo é atleta da equipe BR Foods, do Rio de Janeiro

Ser um jogador de futebol e brilhar pelos campos do país. O sonho de muitos meninos brasileiros era também o de Vitor Hugo dos Santos. Na infância, adorava bater uma bolinha na rua com os amigos. Mas o garoto nascido no Rio de Janeiro nunca teve muito talento com os pés.

Sorte do atletismo, que ganhou um atleta que desponta como uma das grandes esperanças das provas de velocidade para os próximos anos.

Aos 19 anos de idade, Vitor Hugo já é campeão do Troféu Brasil nos 100m rasos, recordista sul-americano juvenil da distância com o tempo de 10s22, tem índice assegurado para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho (fará sua estreia na competição), e no fim de semana conquistou a medalha de ouro nos 100m rasos no Campeonato Sul-Americano de Cuenca (EQU). Além disso, ostenta ainda em seu currículo a medalha de prata dos 200m rasos do Mundial Infanto-Juvenil de Donetsk, em 2013.

É apontado também como o favorito para ser o primeiro atleta do país a correr os 100m rasos abaixo dos 10s. "Aposto que o Vitor vai ser o cara que vai derrubar esta marca", prevê Carlos Alberto Cavalheiro, coordenador de velocidade e revezamento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Mas se amava tanto o futebol, por que Vitor Hugo não tentou ir atrás do sonho? Os responsáveis por isso são dois.

O primeiro atende pelo nome de Paulo Servo, atual treinador do jovem e responsável por um dos maiores projetos sociais voltados ao atletismo neste país, em Curicica, na cidade do Rio de Janeiro. Há dez anos, nas visitas frequentes que faz a escolas do bairro para garimpar talentos, descobriu Vitor Hugo durante uma das atividades e se espantou.

"Quando fiz trabalho de velocidade, fiquei assutado. Em um tiro de 25m, chegou quase cinco segundos na frente dos outros garotos. Foi ali que começamos o trabalho e os resultados foram aparecendo rapidamente. Com 11 anos, já era recordista estadual em sua categoria. E vem evoluindo cada vez mais. Hoje está grande, forte. Tem muito potencial", disse Servo, que é o chefe da equipe BR Foods de Atletismo, cuja sede fica na Vila Olímpica do Mato Alto, também no Rio.

O outro ressponsável por fazer de Vitor Hugo um jovem dedicado ao atletismo foi seu tio, Marcelo Oswaldo, ex-atleta que atualmente se dedica ao esporte militar.

"Comecei a fazer atletismo na escola e até que fiquei interessado. Mas não queria muito seguir naquilo. Queria mesmo era jogar futebol, ficar na rua. Aí meu tio chegou e conversou comigo. Ele foi chato e mandou eu seguir no atletismo. E ainda bem que eu o ouvi. O atletismo está dando resultados e no futebol eu sou ruim (risos)", disse o jovem.

Vitor Hugo tem como principais ídolos no esporte os velocistas Usain Bolt, Asafa Powell e Tyson Gay. E estar em uma pista ao lado deles é o grande desejo do jovem brasileiro para 2016. E ele está bem perto de consseguir o índice para a Olimpíada do Rio. Precisa baixar em apenas seis centésimos os 10s22, que é o melhor tempo da sua vida. Chances não faltarão, uma vez que a janela para a obtenção de marcas vai até 5 de julho do próximo ano.

"Estou trabalhando muito com o professor Paulo, pois tenho o sonho de disputar esta Olimpíada na minha cidade. E também quero ser este cara que vai correr abaixo dos 10s", disse Vitor Hugo.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos