Pan de Toronto vale vaga no Rio-2016 para o Brasil em seis esportes

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Darren Staples

    Yane Marques: bronze nas Olimpíadas de 2012, a pernambucana pode confirmar vaga olímpica no Canadá

    Yane Marques: bronze nas Olimpíadas de 2012, a pernambucana pode confirmar vaga olímpica no Canadá

Os Jogos Pan-Americanos, normalmente, são o grande desafio do esporte brasileiro no ano que antecede as Olimpíadas. Mas não em 2015. Com o Brasil já classificado na maioria dos esportes para o Rio-2016, o evento canadense valerá vaga olímpica somente em seis modalidades para os atletas brasileiros. Nas outras, ou o país já tem garantido o lugar nos Jogos do ano que vem ou o Pan não entrou no sistema de qualificação olímpica.

Hóquei na grama vale vaga

Com as pré-qualificações do Brasil para 2016, só em um esporte o país vai ao Canadá para lutar por uma vaga inédita. No hóquei na grama, a Federação Internacional da modalidade estabelceu um objetivo para dar a vaga para o time brasileiro: a seleção masculina precisa chegar entre os seis primeiros para ir ao Rio-2016. Caso isso não aconteça, o hóquei será a única modalidade em que o país anfitrião não estará representado – já que o time feminino, que não se classificou para o Pan, já está fora da disputa olímpica.

Pentatlo e tiro podem aumentar delegação

Inovafoto/COB

Em outras duas modalidades, o Pan vale para os atletas brasileiros aumentarem o número de vagas nos Jogos do ano que vem. No tiro esportivo, o Brasil já tem uma vaga garantida em nove das 15 provas olímpicas. Como Toronto-2015 vale 20 vagas nos Jogos, caso um brasileiro conquiste uma medalha de ouro ou de prata, pode aumentar o número de classificados.

É um cenário parecido com o do pentatlo moderno: os três medalhistas, no masculino e no feminino, garantem a vaga olímpica. Como o Brasil já tem assegurada uma vaga em cada, se acontecer uma dobradinha no pódio, o número de brasileiros olímpicos na modalidade aumenta. Além disso, se um atleta do país conquistar medalha no Pan terá garantido a classificação nominal para 2016.

Atletismo, taekwondo e triatlo ajudam na corrida olímpica

Jonathan Ferrey/Getty Images/AFP
Em outras três modalidades o Pan de Toronto faz parte da corrida olímpica dos brasileiros. No taekwondo e no triatlo, o evento no Canadá vale pontos para o ranking mundial. Na arte marcial, os brasileiros precisam ficar entre os seis melhores do ranking olímpico para se classificar – o Brasil tem quatro vagas (duas no masculino, duas no feminino), mas esse número só aumenta se cinco ou mais brasileiros aparecerem entre os melhores do mundo (hoje, o país não tem nenhum atleta na zona olímpica).

No triatlo, o Pan faz parte do calendário da ITU, a federação internacional da modalidade, e conta pontos para o ranking – o triatlo reserva 44 vagas em cada gênero para os 140 primeiros de duas listas, o ranking olímpico (39 lugares) e o ranking mundial (5).

O terceiro esporte em que o Pan faz parte do sistema de classificação para o Rio-2016 é o atletismo, em que os atletas tem uma janela que começou em 1º de maio e vai até o meio de 2016 para obter os índices olímpicos estabelecidos pela Iaaf (a federação internacional da modalidade). A natação também poderia estar nessa situação, já que a Fina (Federação Internacional de Esporte Aquáticos) já avisou que o período de obtenção de índice começou em março. A Confederação Brasileira, porém, ainda não confirmou se vai levar em conta os tempos do Pan para a formação do time olímpico nacional.

Em outras quatro modalidades o Pan de Toronto vale vaga no Rio-2016. No polo aquático, os campeões estão garantidos, assim como no handebol. Além disso, atletas podem conseguir a classificação individual na canoagem slalom e, no hipismo, uma vaga por equipes. O Brasil, porém, já tem as vagas nesses esportes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos