UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Ilhas Virgens Americanas

Colônia dos EUA aposta no esporte da pátria-mãe

Arte UOL

Sem ganhar nenhuma medalha há oito anos, almejar quatro é um objetivo mais do que ambicioso. No entanto, é isso que espera dos Jogos Pan-Americanos de 2007 o presidente do Comitê Olímpico das Ilhas Virgens Americanas, Hans Lawaetz: "Vamos conquistar medalhas no basquete, na vela e no boxe", afirmou.

A maior aposta é justamente no basquete. Mas com base na lista de todos os vencedores de toda a história do Pan, em que lideram Estados Unidos, Brasil e Cuba, e que não há medalhas para as Ilhas Virgens, a tarefa fica ainda mais difícil. Entretanto, o time conta com um jogador da NBA para tentar mudar a história no Rio de Janeiro.

Titular pelo Phoenix Suns, time que o consagrou na NBA como um bom marcador, o ala Raja Bell estará no Rio. Nascido em Saint Croix, ilha famosa por seus ótimos pontos para mergulho, Bell é mais um dos representantes de seu país que saíram para fazer sucesso nos Estados Unidos. Tim Duncan, nascido na principal ilha, Saint Thomas, é outro jogador que também atua na NBA, no San Antonio Spurs, mas o craque, que já defendeu os EUA nas Olimpíadas, não vai disputar o Pan.

Além de Saint Croix e Saint Thomas, uma terceira ilha completa o arquipélago: Saint John. Famosa por ter uma natureza que atrai diversos turistas durante o ano todo, a ilha ainda é pouco povoada. A colonização das ilhas só aconteceu ao final do século 17, quando a Rainha da Dinamarca Charlotte Amalie enviou missionários protestantes a Saint Thomas. Na mesma época, segundo a lenda, teria vivido no local o pirata Barba Negra.

As ilhas permaneceram sob a guarda dinamarquesa até 1917, ano em que os Estados Unidos compraram os territórios por US$ 25 milhões por considerarem um local estratégico para a proteção do Canal do Panamá. Desde então, o poder executivo não tem autonomia plena e reconhece como seu chefe de Estado o mesmo presidente dos Estados Unidos, país que os supera em quase todas as modalidades olímpicas.

Há, porém, um esporte que as Ilhas Virgens são superiores: a vela, que deu ao país duas medalhas no Pan de Winnipeg, em 1999. É também nesta modalidade que Lawaetz pretende trazer mais duas medalhas. Difícil ou não, o país está animado. Afinal, no ano passado Cy Thompson conquistou o primeiro lugar no Jogos Centro-Americanos na classe Laser.

Mas é no boxe, pelos socos de Clarence Joseph, que está a maior chance de pódio. Ele, que conquistou a vaga com um segundo lugar durante as classificatórias para o Pan, na Argentina, promete ser a grande revelação do país e conquistar a primeira medalha da modalidade.

Quadro de medalhas das Ilhas Virgens Americanas

Países OuroOuro PrataPrata BronzeBronze Total
1967 Winnipeg 0 0 1 1
1979 San Juan 0 0 1 1
1987 Indianápolis 0 1 1 2
1991 Havana 0 0 2 2
1995 Mar del Plata 0 3 0 3
TOTAL DE MEDALHAS 0 4 5 9