UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Triatlo é o esporte pan-americano mais novo

Reuters

Transição entre as modalidades é ponto-chave na disputa do triatlo

Criado no início dos anos 70, no clube San Diego Track Park Club, da cidade norte-americana de San Diego, o triatlo foi utilizado apenas como um método de treinamento para os corredores de média e longa distância do clube. Esta primeira prova, embrião do atual triatlo, incluía uma corrida de 10 km, 8 km de bicicleta e 500 m de natação.

Anos mais tarde, em 1977, um grupo de marinheiros norte-americanos discutia sobre qual era a prova mais exigente entre todas as que se praticavam no Havaí: a travessia a nado da baía de Waikiki, a volta ciclística a Ohau ou a prova de Maratona. O comandante da base, John Collins, lembrou-se das provas de treinamento do clube de San Diego e decidiu criar uma competição que reunisse os três eventos em uma mesma prova.

A primeira corrida foi disputada pela primeira vez em 1978 e, pelo desgaste sofrido pelos participantes, foi batizada com o nome de "Ironman" (Homem de Ferro). Com o decorrer do tempo, esta palavra passou a definir os participantes que conseguem completar o percurso. Em 1989, foi fundada na cidade francesa de Avignon a União Internacional de Triatlo (ITU), e no mesmo ano foram disputados os primeiros campeonatos mundiais oficiais. A partir daí, as competições de triatlo foram padronizadas: 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

Incorporado aos Jogos Olímpicos em Sydney-2000, o triatlo é o mais novo entre todos os esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). No Pan, é disputado desde os Jogos de Mar del Plata, na Argentina, em 1995.