UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Leonardo Lacerda de Carvalho

Data e local de nascimento:
22/08/1980, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
82 kg / 1,80 m

Residência:
Belo Horizonte (MG)

Prova:
Arco recurvo

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado nas oitavas-de-final da disputa individual e quarto lugar na disputa por equipes

Leonardo Lacerda

"Você conhece Belo Horizonte? Parada, né? Imagine então há 20 anos". Quem incita a imaginação é o único atleta da atual seleção brasileira masculina de tiro com arco que já participou de um Pan. Foi em 2003, quando Leonardo integrava a menor delegação do país em Santo Domingo: dois atletas e um técnico.

Mas não foi por esse motivo que ele se remeteu à pacata capital mineira e sim para contar sua história no tiro com arco. Os pais eram arqueiros, mas por um bom tempo ele não se interessou muito por isso. Acontece que enquanto os dois treinavam, no espaço em que hoje é o ginásio do Mineirinho, Leonardo era obrigado a ficar esperando. Sem muito para fazer, o tédio acabou fazendo com que começasse a dar seus primeiros tiros aos oito anos.

"Comecei para fugir do tédio. Estava à toa, não tinha nada melhor para fazer", admite. "Antigamente, lá tinha o Mineirão e só; onde hoje há o Mineirinho, antes era um matagal. Com o tempo, peguei gosto e logo me classifiquei para competições no exterior. Daí percebi que, se queria viajar, teria que atirar direito. E eu gostava muito de viajar." Por conta disso, resolveu que ia levar o treinamento a sério e acabou representando o país em 2003.

E Leonardo chegou longe. Foi o melhor brasileiro e acabou sendo eliminado nas oitavas-de-final. Para os Jogos Pan-Americanos 2007, depois de perder para o norte-americano Vic Wunderle. Antes de competir, ele mesmo já esperava esta melhora: "De quatro anos pra cá, evoluímos muito. Antes, o placar era Estados Unidos em primeiro, Estados Unidos em segundo, Estados Unidos em terceiro, não precisava nem adivinhar, eles dominavam tudo", conta Leonardo. "Hoje estamos em um nível maior de competitividade, e temos chance de quebrar esse ciclo."

Chance mesmo Leonardo teve na competição por equipes. Os brasileiros conseguiram superar os cubanos, cuja equipe tinha o primeiro e o segundo colocados da disputa individual, mas não passaram pelos norte-americanos na semifinal. A chance de medalha era vencer o México na disputa do bronze, mas os brasileiros acabaram perdendo por 219 a 208.