UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Arco e flecha ajudou a estabelecer impérios

Reuters

Tiro com arco estreou no Pan apenas em 1979, em San Juan, em Porto Rico

Grandes impérios foram estabelecidos tendo como armas principais o arco e a flecha, a tal ponto que o poder de uma nação era baseado na pontaria de seus arqueiros. O primeiro povo a utilizar o arco foi o egípcio, por volta do ano 3500 a.C. Em 1800 a.C., os assírios criaram um arco menor e mais leve, feito com couro, marfim e madeira, com o qual conseguiam um perfil curvo.

Durante séculos, a supremacia no uso do arco com fins guerreiros foi dos povos do Oriente Médio, tanto que o poderoso exército romano nunca conseguiu derrotar os arqueiros persas. Os mongóis conquistaram grande parte da Europa e os turcos derrotaram os europeus nas Cruzadas em parte devido à superioridade de seus arcos curvos.

Embora o valor do arco como arma de guerra tinha declinado depois da invenção das armas de fogo, no século 16, o desafio e a diversão que significam disparar com arco garantiram sua sobrevivência. O rei Henrique 8º, um entusiasta dos esportes, promoveu o tiro com arco como passatempo oficial da Inglaterra e encarregou sir Christopher Morris, em 1537, da criação de uma sociedade de arqueiros que ficaria conhecida como A Irmandade de São Jorge.

Em 1545, Roger Ascham publicou seu livro Toxophilus, que serviu para manter vivo o interesse dos ingleses pelo esporte. A partir do ano 1600, foram criados clubes para a prática do arco e flecha. As competições e os torneios serviam para medir a categoria de cada clube e foram o primeiro passo para a regulamentação do esporte. O mais importante desses torneios, o Ancient Scorton Silver Arrow Contest, foi disputado em 1673, em Yorkshire, na Inglaterra, e persiste até os dias de hoje.

As mulheres entraram para as sociedades de arqueiros em 1787. Em 1828, foi criado, na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, o primeiro clube de arqueiros do continente americano. Chamou-se United Bowmen. Curiosamente, foi a Guerra Civil norte-americana que ajudou a divulgar o interesse pelo arco. Quando a guerra acabou, o governo proibiu todos os soldados da derrotada Confederação de usar armas de fogo. Por esta razão, os irmãos Thompson, depois de viver um tempo com os índios da Flórida, aprenderam as técnicas e escreveram The Witchery of Archery, um livro que se tornou ponto de referência.

O arco e flecha apareceu pela primeira vez em Olimpíadas em 1900, durante os Jogos de Paris, como uma homenagem do COI ao mítico guerreiro Hércules, considerado o primeiro arqueiro da história. Depois de Antuérpia-1920, a modalidade caiu no esquecimento e saiu do programa oficial dos Jogos, ficando ausente do programa olímpico por 52 anos. Apenas nos Jogos de Munique-1972 o tiro com arco se consolidou como esporte olímpico, em grande parte pelo esforço dos poloneses, que trabalharam para criar um regulamento internacional.

Em 1931, foi criada a Fita -Federação Internacional de Tiro com Arco- e no ano seguinte disputou-se o primeiro campeonato mundial, na Polônia. No Pan, a estréia aconteceu em 1979, na cidade de San Juan, em Porto Rico.