Data e local de nascimento:
28/03/1962, em Crateús (CE)
Peso/Altura:
71 kg / 1,70 m
Residência:
Brasília (DF)
Categoria:
Tiro rápido
Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007
Campanha no Pan do Rio: Bronze no tiro rápido
Fernando Cardoso Jr.
Com a medalha de bronze conquistada na prova do tiro rápido, Fernando Cardoso Junior conseguiu nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro a revanche que tanto queria. Em Santo Domingo-03, sua estréia em Pans, Fernando teve que superar um grande imprevisto durante a competição.
Já no estande, sua arma falhou duas vezes, obrigando o atirador a consertá-la em um tempo máximo de 15 minutos. Usando peças da arma reserva, Fernando usou 14min50s para desmontar e remontar a pistola. Tudo isso com a adrenalina disparada. Ficou em sétimo lugar.
"Foi um baque muito forte e eu já estava nervoso só por causa da prova", lembra o atirador. "Foi uma lição que eu aprendi. Desde então, sempre levo duas armas em qualquer competição que participo."
Criado em Crateús, no Ceará, Fernando conheceu o tiro quando ingressou na Academia Militar de Agulhas Negras (AMAN), em Rezende, no Rio de Janeiro. Tenente-coronel do exército em Brasília, logo ingressou na equipe do quartel, de onde saltou para a seleção brasileira, aos 19 anos.
Para o Pan, Fernando esteve "praticamente fora do trabalho" durante três meses para se dedicar mais aos disparos. Dispensado do Exército, o atirador passou cerca de 5 horas diárias no estande, faz caminhadas, natação e musculação, além de exercícios de visualização mental. "Senti que em 2003 me faltou um pouco de tranqüilidade", justifica.
Pai de dois filhos adolescentes e o mais velho entre cinco irmãos, Fernando contou com duas torcidas e diz ter superado o acidente de 2003. "Ta vivo na memória, mas não tenho mais medo. A não ser que agora quebre de novo, mas aí...ah aí é muito azar, né?", dizia antes do Pan. Não quebrou, e ele terminou com uma medalha no peito.