UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Prática militar virou esporte e lazer

Divulgação

Rodrigo Bastos atira para levar a prata na fossa olímpica em Santo Domingo

A pólvora vem da China, onde era usada nos fogos de artifício. Levada para a Europa pelo viajante italiano Marco Pólo, começou a ser usada em armas. Em pouco tempo, o treinamento de mira acabou virando esporte. O tiro esportivo foi se desenvolvendo como prática militar e posteriormente como lazer. Já em 1727, o inglês George Markland faz referência ao tiro esportivo no seu poema "Pteryplegia".

Durante o século 19, com a Revolução Industrial, a caça como fonte de alimentação foi se tornando cada vez menos necessária, e o tiro foi se transformando em esporte muito popular nos países europeus e nos Estados Unidos. A National Rifle Association, dos Estados Unidos, foi fundada em 1871, sendo fundamental no desenvolvimento e organização do esporte, primeiro nos Estados Unidos, e logo em todos os países de língua inglesa.

O coronel Peter Hawker foi o primeiro a codificar as regras do tiro na época moderna publicando, em 1814, seu livro "Instruções da Arte do Tiro para o Jovem Esportista". O livro foi um sucesso, e teve nove edições desde seu lançamento até 1853
.
Nas primeiras Olimpíadas da Era Moderna, disputada em 1896 em Atenas, na Grécia, o tiro foi um dos esportes incluídos no programa oficial, quando houve a disputa de três provas. No Pan, também é disputado desde a primeira edição, em Buenos Aires-1951.

O primeiro campeonato mundial foi disputado em 1897, na França. Dez anos depois, oito países fundaram em Zurique a União Internacional das Federações e Associações de Tiro". Dissolvida em 1915 durante a Primeira Guerra, a entidade foi reorganizada em 1921, com um novo nome: União Internacional de Tiro.